header top bar

section content

PARAÍBA: Polícia Federal investiga professor de universidade por uso de diplomas falsos em currículo

Polícia Federal apreendeu diplomas, que seguem para perícia. UFPB diz que já tomou medidas administrativas.

Por Diário do Sertão

07/02/2017 às 14h39

Professor atuava há dez anos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (Foto: Krystine Carneiro/G1)

Um professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é suspeito de usar diplomas falsos para comprovar seu currículo. Segundo as primeiras informações da Polícia Federal, ele atuava há dez anos na instituição.

Todos os diplomas, incluindo um de doutorado, foram recolhidos pela Polícia Federal durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na segunda-feira na casa do professor no bairro de Miramar, em João Pessoa. Todos eles seguiram para perícia. O professor foi afastado de sala de aula pela universidade preventivamente. Ele deve ser indiciado por uso de documentos falsos e falsidade ideológica.

A Polícia Federal recebeu a denúncia, começou a investigar e solicitou cópias de documentos à UFPB. Foram listadas as instituições de origem dos diplomas e a PF entrou em contato com elas, que informaram não ter emitido documentos em nome do professor investigado. As investigações fazem a polícia desconfiar que ele não seja sequer graduado.

A UFPB informou por meio de sua assessoria que foi informada da investigação sobre a falsificação de documentos por parte do professor ainda na segunda-feira.

De acordo com a assessoria, o processo foi encaminhado para o procurador da instituição e uma medida administrativa foi iniciada na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. De acordo com a UFPB, a medida administrativa foi tomada para que a relação profissional do suspeito seja suspensa até a situação ser esclarecida.

A investigação criminal corre em segredo de justiça, por isso a UFPB não passou informações sobre a identificação do suspeito ou o curso ao qual ele é vinculado.

G1

Recomendado pelo Google: