header top bar

section content

“Faixa de Pedestre: use sem moderação”: Campanha do trânsito da Polícia Militar é realizada com blitz na cidade de São João do Rio do Peixe. VEJA AS FOTOS AQUI!

A 5ª Companhia de Trânsito com sede em Cajazeiras (CPTran) realizou nesta terça-feira (7), uma blitz educativa, em São João do Rio do Peixe. Confira!

Por Luzia de Sousa

07/03/2017 às 16h07 • atualizado em 07/03/2017 às 16h10

A 5ª Companhia de Trânsito com sede em Cajazeiras (CPTran) realizou nesta terça-feira (7), uma blitz educativa, em São João do Rio do Peixe.

Intitulada, “Faixa de Pedestre: use sem moderação”, os policiais fizeram entrega de panfletos e orientaram a população a ultrapassar com segurança a rodovia. O operação foi comandada pelo Capitão Segundo, que está a frente da corporação.

Regra no trânsito
A preferência na faixa de pedestre depende exclusivamente do contexto na qual a situação está inserida, e isso é determinante para indicar quem é o culpado por um eventual acidente.

Onde há uma faixa de pedestre indicada na pista, mas não há nenhum semáforo, o motorista deve dar preferência para o pedestre, sob qualquer circunstância. Não oferecer a preferência, no entanto, não implica em algum tipo de punição, caso não ocorra um acidente.

Quando há semáforos, no entanto, a situação é diferente. Se houver faixa de pedestre e semáforo que inclui a sinalização para pedestres, eles devem obedecer a indicação do semáforo específico para quem está a pé, ou seja: atravessar apenas quando a luz verde indicar que isso deve ser feito.

Se houver a faixa e o semáforo apenas para carro, a preferência do pedestre é inversa à do carro, ou seja: sob luz verde, a preferência é dos carros; sob luz vermelha, a preferência é dos pedestres.

Onde não há faixa ou semáforo, o ideal é que o motorista preze pela segurança do pedestre, dando preferência sempre que possível. O pedestre, no entanto, deve estar atento à movimentação dos carros, sem tomar decisões que não sejam baseadas em sua própria segurança.

.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!