header top bar

section content

Em Cajazeiras, motorista de caminhão carregado de sal é preso por dirigir sob efeito de álcool e rebites

Durante a revista ao veículo os policiais encontraram comprimidos de anfetamina na cabine, no caso, o mais conhecido deles, o Nobésio Forte.

Por Diário do Sertão

27/03/2017 às 21h29 • atualizado em 27/03/2017 às 21h30

Homem foi preso pela PRF (Foto: PRF)

Os policiais rodoviários federais abordaram uma carreta depois que o motorista atropelou os cones de sinalização que ficam instalados na frente do posto da PRF, na madrugada desse domingo (26), na BR 230, em Cajazeiras, Sertão da Paraíba.

A carreta estava carregada com 30 toneladas de sal e foi interceptada logo após chamar a atenção dos PRFs, pois não desviou dos cones. Quando os agentes se aproximaram do caminhoneiro logo perceberam que ele apresentava visíveis sinais de embriaguez alcoólica.

O teste com o etilômetro indicou uma grande quantidade de álcool no organismo. Durante a revista ao veículo os policiais encontraram comprimidos de anfetamina (rebite) na cabine, no caso, o mais conhecido deles, o Nobésio Forte.

Rebites
Este tipo de medicamento, chamado popularmente de “rebite”, é um inibidor de apetite. No entanto, é muito utilizado por caminhoneiros por causa do efeito estimulante do sistema nervoso central, fato que inibe o sono por longas horas. No caso do Nobésio Forte, encontrado com o caminhoneiro, este contém como princípio ativo a substância CLOBENZOREX, que é de uso controlado no Brasil, e classificado como SUBSTÂNCIA PSICOTRÓPICA (sujeita a notificação da Receita A). Ainda assim, o medicamento NOBÉSIO FORTE não possui registro válido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); tornando sua comercialização proibida.

Riscos
Quando o efeito do medicamento passa, o sono aparece de maneira incontrolável, o que eleva os riscos de grandes acidentes, pois ocorrências envolvendo caminhões são muitas das vezes catastróficas.

O caminhoneiro foi levado até a Delegacia de plantão do município para que o flagrante fosse feito. Ele responderá por Direção Perigosa, que é quando o motorista põe a vida de pessoas em risco, por embriaguez ao volante e por dirigir fazendo uso de substância psicoativa.

DIÁRIO DO SERTÃO com PRF

Recomendado pelo Google: