header top bar

section content

PRF apreende rebites e detém dois caminhoneiros em Cajazeiras; Já em Sousa, foragido da Justiça por prática de homicídio é preso. VEJA!

As cartelas com 31 comprimidos de anfetamina foram encontradas nas cabines dos caminhões durante trabalhos de fiscalização.

Por Diário do Sertão

27/04/2017 às 07h13 • atualizado em 27/04/2017 às 07h28

Motoristas foram detidos em Cajazeiras (Foto: PRF)

Dois caminhoneiros foram detidos nessa quarta-feira (27), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por posse de rebites, na BR 230, em Cajazeiras, Sertão da Paraíba. A substância é usada por caminhoneiros para permanecerem acordados por longas jornadas. As cartelas com 31 comprimidos de anfetamina foram encontradas nas cabines dos caminhões durante trabalhos de fiscalização.

+ Acidente na Zona Sul de Cajazeiras deixa uma pessoa ferida; Samu e Corpo de Bombeiros socorreram a vítima para o Hospital Regional

Os motoristas de autocargas foram abordados por agentes do Núcleo de Operações Especiais (NOE), que estão realizando ações de combate ao crime naquela região. Um dos veículos vinha do Piauí e tinha como destino final o Rio Grande do Norte. Os policiais encontraram a droga na cabine do caminhão que estava carregado com grãos. O segundo veículo foi abordado algum tempo depois pela mesma equipe, no quilômetro 512 da BR 230. Assim como no primeiro caso, os agentes encontraram as cartelas na cabine. Os motoristas disseram que costumeiramente fazem usos da droga para manterem-se acordados por muitas horas, mesmo sabendo que é uma prática proibida e perigosa.

REBITES
Este tipo de medicamento, chamado popularmente de “rebite”, é um inibidor de apetite. No entanto, é muito utilizado por caminhoneiros por causa do efeito estimulante do sistema nervoso central, fato que inibe o sono por longas horas. No caso do Nobésio Forte, encontrado com o caminhoneiro, este contém como princípio ativo a substância CLOBENZOREX, que é de uso controlado no Brasil, e classificado como substância psicotrópica. Ainda assim, o medicamento Nobésio Forte não possui registro válido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); tornando sua comercialização proibida.

RISCOS
Quando o efeito do medicamento passa, o sono aparece de maneira incontrolável, o que eleva os riscos de grandes acidentes, pois ocorrências envolvendo caminhões são muitas das vezes catastróficas.

Os motoristas assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo porte da droga sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, tendo todos eles se comprometido a comparecer em juízo para as providências legais cabíveis.

Homem foi preso durante abordagem da PRF (Foto: PRF)

HOMICÍDIO
O NOE prendeu um homem que estava foragido da Justiça pelo crime de homicídio. Os agentes abordaram um VW Gol no quilômetro 467 da BR 230, no município de Sousa, Sertão paraibano. O motorista, de 42 anos (foto), tinha contra si um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil da cidade.

DIÁRIO DO SERTÃO com PRF

Recomendado pelo Google: