header top bar

section content

Prefeitura diz que ‘não pactua com desvio de conduta’ de secretário acerca de matança de cães a pauladas

Em nota, a Prefeitura afirma que "preconiza que seus agentes realizem ações sob as boas práticas e que estejam pautadas nos protocolos oficiais e normas sanitárias"

Por Jocivan Pinheiro

10/03/2018 às 18h09 • atualizado em 10/03/2018 às 18h13

Cães foram sacrificados pela prefeitura de Igaracy (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco/Arquivo)

A Prefeitura do município de Igaracy, no Vale do Piancó, Sertão paraibano, emitiu uma nota se posicionando a respeito do caso do secretário de Saúde que está sendo investigado por ter sido responsável pela morte de 31 cães a pauladas na terça-feira (06).

Na nota, a Prefeitura afirma que “preconiza que seus agentes ou servidores realizem suas ações sob as boas práticas e que estas estejam pautadas nos protocolos oficiais e normas sanitárias atinentes à espécie, como também não pactua com desvio de conduta perpetrado no exercício das funções públicas” e diz ainda que “A partir do momento que teve conhecimento dos fatos, passou a colaborar com as autoridades”.

VEJA TAMBÉM: Secretário de Saúde de cidade do Vale do Piancó é afastado do cargo por matança de cães a pauladas

O secretário de Saúde José Carlos Maia foi afastado do cargo após o Ministério Público instaurar inquérito civil público para apurar denúncias de que os cães teriam sido mortos a pauladas sob a autorização do gestor.

Segundo as denúncias, a matança dos animais teria sido autorizada pelo secretário e ordenada pela Prefeitura, alegando que eles estavam abandonados nas ruas, apresentando perfil violento e com doenças. José Carlos está sendo investigado pela Polícia Civil e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, já que ele é médico veterinário.

Leia a nota da Prefeitura completa:

A Prefeitura Municipal de Igaracy-PB esclarece, acerca do episódio que ceifou 31 (trinta e um) animais, que, em atendimento a Recomendação do Ministério Público, foi procedida a exoneração do Secretário de Saúde, bem como o seu afastamento das funções do cargo efetivo de Médico Veterinário até o término das investigações.

Esclarece que a Prefeitura Municipal preconiza que seus agentes ou servidores realizem suas ações sob as boas práticas e que estas estejam pautadas nos protocolos oficiais e normas sanitárias atinentes à espécie, como também não pactua com desvio de conduta perpetrado no exercício das funções públicas.

A partir do momento que teve conhecimento dos fatos passou a colaborar com as autoridades, como ainda determinou que fosse instaurado procedimento administrativo para proceder à rigorosa apuração do caso.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: