header top bar

section content

Jeová e Aldemir cobram ação do DNOCS em Buqueirão

Após as denucias veiculadas pela imprensa sertaneja, na tarde desta terça-feira(17) os deputados José Aldemir(DEM) e Jeová Campos, cobraram por parte do DNOCS, uma rigorosa fiscalização em toda a estrutura da barragem de Buqueirão de Piranhas. Os parlamentares solicitaram da Assembléia a formação de uma comissão de deputados para checarem a real situação que se […]

Por

18/03/2009 às 00h15

Após as denucias veiculadas pela imprensa sertaneja, na tarde desta terça-feira(17) os deputados José Aldemir(DEM) e Jeová Campos, cobraram por parte do DNOCS, uma rigorosa fiscalização em toda a estrutura da barragem de Buqueirão de Piranhas. Os parlamentares solicitaram da Assembléia a formação de uma comissão de deputados para checarem a real situação que se encontra o manancial.

A mesa diretora da Assembléia irá constituir uma Comissão Especial de deputados estaduais paraibanos para acompanhar de perto os trabalhos de inspeção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) na Barragem de Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras.

A proposta, tem o apoio dos deputados Leonardo Gadelha (PSB), Jeová Campos (PT), José Aldemir, Francisco de Assis Quintans e João Henrique (todos do Democratas), também prevê que a Comissão Especial, a ser designada pelo presidente Arthur Cunha Lima (PSDB), deverá manter audiência, em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Na tarde desta terça-feira (17/03) os parlamentares manifestaram preocupação com as fissuras que aumentam ao longo do tempo na parede do reservatório, causando um clima de apreensão na população das cidades circunvizinhas, especialmente no município de Sousa.

União
O deputado José Aldemir(DEM), solicitou aos deputados com atuação política na região que recebem água do açude Engenheiro Ávidos que se unam em busca de uma solução para o problema.

Já o deputado Jeová Campos salientou que o Ministério Público Federal em Sousa, através de uma audiência ministerial que contou a presença com engenheiros do próprio MP e do Dnocs, membros da comissão gestora do Açude Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, solicitou ao Departamento Nacional de Obras contra as Secas a inspeção da barragem.

Há preocupação, segundo ele, em saber se o açude pode ter estrutura comprometida pelo excesso do volume de água. O pedido de inspeção em Engenheiro Ávidos foi feito pela procuradora da República Lívia Maria de Sousa, que recebeu denúncia de que o excesso de água das recentes chuvas estaria comprometendo a capacidade de armazenamento. “O problema é grave e tem que ser solucionado enquanto é tempo”, observou.

Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: