header top bar

section content

TCE multa ex-prefeito por uso de “pau-de-arara

A procuradora Sheila Raposo lembrou o acidente ocorrido em maio de 2006, onde um ônibus se chocou com um caminhão...

Por

20/01/2009 às 21h58

A 2ª Câmara Deliberativa do Tribunal de Contas do Estado multou, na sessão desta terça-feira (20/01/09), o ex-prefeito do município de Aparecida, Júlio César Queiroga de Araújo, em R$ 2.805,10 por contratação dos chamados “paus-de-arara” para transporte de estudantes. A Tomada de Preços 02/05, seguida de contratos, para contratação de caminhões e camionetes foi considerada irregular com base em resolução do próprio TCE, que proíbe o uso desse tipo de veículo para transporte de estudantes.

O relator do processo, auditor substituto de conselheiro Umberto Porto, considerou irregular o procedimento licitatório, mas discordou da multa sugerida pelo Ministério Público Especial alegando que o contrato foi feito antes da resolução baixada pelo TCE que orienta os gestores a não contratarem os paus-de-arara para transportar estudantes.

A procuradora Sheila Raposo lembrou o acidente ocorrido em maio de 2006, onde um ônibus se chocou com um caminhão que transportava estudantes, matando 13 pessoas e ferindo outras quinze. Disse também que, independente da resolução do TCE, a própria Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente vedam o uso desse tipo de veículo para conduzir estudantes.

Os conselheiros Flávio Sátiro Fernandes e Arnóbio Viana, presidente da 2ª Câmara Deliberativa, votaram pela irregularidade da licitação e dos contratos e pela multa ao ex-gestor. Viana justificou sua decisão seguindo o argumento da representante do MPE sobre a tragédia que vitimou os estudantes no Sertão paraibano e pela contratação de caminhões para transportar os estudantes.
“Se fosse somente camionetes até que eu entenderia porque há locais na zona rural onde somente veículos especiais conseguem chegar, mas a contratação de caminhões é inaceitável”, sustentou Viana. 

Da Redação do Diário do Sertão
Com informações do TCE

PROCESSO DE MIGRAÇÃO

Diretor regional na Paraíba tira todas as dúvidas sobre abertura de novas contas dos servidores estaduais no Bradesco

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Sheyla e Nelson Dantas

A FAVOR DA REFORMA

Empresário diz que Justiça do Trabalho só penalizava os patrões e chama a CLT de ‘excrescência jurídica’

DA REGIÃO DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Do assassinato do pai ao sucesso na política, prefeito conta trajetória de superação no Interview