header top bar

section content

Uiraúna: Prefeita quer continuidade

Dra. Geane pretende manter a dinâmica do governo de Dr.Bosco

Por

03/11/2008 às 16h32

Desde que ela começou a ser vista como possível candidata a prefeita da cidade de Uiraúna, quando as eleições de 2008 ainda apontavam de maneira incerta no horizonte, já se sabia que sua luta para entrar na história do município como primeira prefeita da cidade seria cercada de polêmicas incitadas pela Oposição.

Primeiro, seus adversários a taxaram de “forasteira”, simplesmente alegando que ela não é natural da Terra dos Músicos e Sacerdotes e por isso não merecia administrá-la. Depois, algumas declarações da Oposição deixaram a entender que eles não acreditavam na capacidade de uma mulher administrar a cidade.

Porém, entre provocações e desconfianças da conservadora ‘turma do contra’, Glória Geane chegou lá. Uniu sua garra e simplicidade a um dos grupos mais poderosos já formados no Sertão do Estado: ao seu lado, nada mais nada menos que um dos principais estrategistas políticos da região, Dr. Francisco das Chagas, o popular Dr. Chaguinha (chefe de gabinete da Prefeitura e coordenador de sua campanha); também o prefeito Bosco Fernandes, que já trazia consigo grande credibilidade diante do povo uiraunense, e três dos maiores nomes da política paraibana: os deputados estaduais Lindolfo Pires e Arthur Cunha Lima, e o deputado federal Wilson Santiago.

A médica e mãe de três filhos acabou provando no dia 05 de Outubro que pode ser mãe de mais 14 mil uiraunenses. E para os que pensavam que ela iria temer a missão, Geane esteve com nossa equipe em uma entrevista exclusiva realizada na tarde de ontem, em Uiraúna. Entrevista essa que certamente soou aos ouvidos da Oposição como um verdadeiro “vocês vão ter que me engolir”.

DS: até pouco tempo você era tachada de forasteira, hoje, prefeita eleita a primeira mulher prefeita de Uiraúna. Que satisfação a senhora está sentindo nesse momento?

G: meu coração transborda de alegria e ao mesmo tempo de responsabilidade. Esses atributos que eles me passaram nunca foi empecilho para eu seguir minha luta. O fato de nascer pertence a Deus. Você pode nascer numa estrada, em Cajazeiras, em Vieirópolis, como eu nasci, mas o ato de você escolher a sua cidade, que você vai viver, construir sua família, seu patrimônio, vai dedicar sua vida, e eu como médica, atender a população como atendi, isso pertence a cada pessoa.

DS: passadas as eleições, a população fica na ansiedade de saber quais serão as novidades que a prefeita de Uiraúna vai trazer em cada setor. Qual será o norte da administração da Drª. Geane?

G: eu sempre digo: se uma mulher só, dá trabalho, imagina duas. Eu e Benilda juntas, o quanto vamos aperrear o governador, os deputados estaduais! Mas o meu ponto forte é a medicina, onde eu atuo e vejo as carências. O que eu mais luto é pela ‘municipalização plena’. Desde as gestões de Bosco ele vem lutando por isso e em termos burocráticos já está tudo legalizado, só falta um empurrãozinho e a gente vai lutar pra trazer.

DS: e no setor de Educação, qual será a meta da nova administração?

G: Uiraúna é uma cidade que anda para frente. Pretendo manter os programas que já estão dando certo, mas o principal é lutar por uma faculdade para nossa cidade. O povo uiraunense é um povo estudioso e a gente quer dar esse presente a ele.

DS: quanto à transição, terá modificações no secretariado?

G: vai ter sim modificações. Eu sempre trabalho com o coletivo, com o grupo. Eu entrei na política com esse pensamento, de ouvir a opinião dos outros, mas sempre colocando em primeiro lugar a minha forma de governar.

DS: podemos ver que um setor que mudou a cara de Uiraúna foi o de Infra-estrutura. Qual será seu projeto para Uiraúna nesse setor?

G: sempre frisei na campanha que é o Orçamento Participativo. Por esse eu vou brigar, porque ele é fundamental, já que leva o político a ter contato direto com o eleitor não só em período de campanha. Eu quero trabalhar com os bairros, com as comunidades, procurando saber o que eles precisam mais, onde a gente vai investir. Esse vai ser o nosso carro chefe.

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: