header top bar

section content

Secretaria de Turismo de Sousa participa de Oficina de Atualização do Mapa de Turismo Brasileiro

O processo auxilia na captação de recursos e promove a maior visibilidade das cidades.

Por Diário do Sertão

31/03/2016 às 14h54

Secretaria de Turismo de Sousa participa de Oficina

O Ministério do Turismo promoveu nesta segunda-feira (28) até está quarta (30) a oficina de Atualização do Mapa de Turismo Brasileiro, para profissionais da Secretaria de Turismo do Município de Sousa. O objetivo é que a equipe da secretaria se prepare para atuar como difusores e mediadores do Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das políticas públicas de turismo no Brasil.

O curso foi ministrado por Alessandra Lontra – Gerente Executiva do Desenvolvimento do Turismo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado e Interlocutora do PRT, e Lais Catarine de Oliveira – Gerente Executiva de Apoio a Programas Governamentais da SETDE e Interlocutora do PRT. Esteve acompanhado todo o processo a Chefe de Gabinete do Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Kaline Formiga.

O Programa é uma política pública do Governo Federal com enfoque descentralizado, pelo qual os municípios são incentivados a um trabalho conjunto de estruturação e promoção do Turismo. O instrumento é instituído pela Portaria do MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo. A adesão é voluntária, e a partir de agora, para fazer parte do Novo Mapa, o município, terá que atender aos critérios mínimos estipulados pelo Ministério do Turismo. De acordo com o Ministério do Turismo, essa ação será um instrumento de orientação no desenvolvimento das políticas públicas, definindo a área e recortes territoriais que devem ser trabalhados prioritariamente. O processo auxilia na captação de recursos e promove a maior visibilidade das cidades.

O intuito maior da oficina é a criação do Fórum Regional do Vale dos Dinossauros, inserindo Sousa e cidades circunvizinhas com potencial turístico para o novo PRT, como os objetivos de: Institucionalizar ou reativar a Instância de Governança Regional, apoiar o desenvolvimento do turismo regional, elaborar ou atualizar o planejamento estratégico regional de turismo, e com isso implementar políticas públicas de forma eficiente, respeitando as peculiaridades e especialidades de cada região ,entendendo o papel de cada município no processo de desenvolvimento regional de turismo.

“É um grande e valoroso passo para realmente desenvolvermos o Turismo de toda nossa região, sendo Sousa a cidade polo e vitrine, a partir do Monumento Natural do Vale dos Dinossauros, para interação com as outras cidades com potencialidades turísticas, inserindo definitivamente no Mapa de Turismo Brasileiro nossa região, por conseguinte atrair mais investimentos e recursos públicos federais.” afirmou o Secretário Municipal de Turismo Carlos Harlen, que na oportunidade indicou a Turismológa e Diretora de Turismo do município Marcelli de Sá Queiroga para ser a representante municipal responsável pela interlocução do PRT e para participar ativamente da instância de governança regional.

Fonte: Secom

Recomendado pelo Google: