header top bar

section content

Comissão do impeachment é formada e três senadores da PB estão na lista; Maranhão convocará 1ª reunião

A presidente Dilma Rousseff já começa com ampla desvantagem na comissão especial do Senado.

Por Diário do Sertão

22/04/2016 às 15h15 • atualizado em 22/04/2016 às 15h28

Senador José Maranhão segue decisão do PMDB

O bloco de apoio ao governo anunciou nesta sexta-feira (22) os nomes dos parlamentares que vão compor a comissão especial do impeachment. Com essas indicações, a comissão está completa, com 21 titulares e o mesmo número de suplentes. A formação será colocada a voto no plenário do Senado Federal na segunda-feira (25) à tarde.

A presidente Dilma Rousseff já começa com ampla desvantagem na comissão especial do Senado. Dos 21 senadores, apenas cinco são contra o impeachment – Gleisi Hoffman (PT-PR), Lindbergh Farias (PT-RJ), José Pimentel (PT-CE), Vanessa Grazziotin (Pc do B-AM) e Telmario Mota (PDT-RR).

Aprovada a comissão, caberá ao senador mais velho — José Maranhão (PMDB-PB) — convocar a primeira reunião, na qual serão eleitos o presidente e o relator. O PMDB, por ser a maior bancada no Senado, tem o direito de escolher o presidente. Segundo o líder da legenda, Eunício Oliveira (CE), Raimundo Lira (PMDB-PB) é o indicado.

“Pelos prazos que temos de acordo com o rito de funcionamento desta comissão, temos quase a certeza que a comissão será instalada às 10h, de terça-feira (26), quando começam a contar os prazos”, informou, na quarta-feira (20), Raimundo Lira.

O senador Raimundo Lira assegurou também que, se eleito presidente, vai conduzir os trabalhos da comissão de forma isenta. Explicou que, no momento em que aceitou a indicação para a presidência, assumiu uma postura suprapartidária.

“O meu status vai ser o de indeciso. Não posso ter um juízo de valor se vou presidir uma comissão com opiniões divergentes. Se não fosse assim eu não teria condições de presidir”, acrescentou Lira.

O senador Raimundo Lira, mesmo ser oficializado no cargo, já começou a trabalhar como presidente. Ele se reuniu, na manhã desta sexta-feira, com técnicos do Senado, para discutir orientações sobre o processo de impeachment.

Veja como ficou a composição da comissão especial do impeachment no Senado:

Comissão especial

Agência Senado

Recomendado pelo Google: