header top bar

section content

ABRAÇADOS: Zé Maranhão destaca ‘junção’ dos senadores a empréstimo para Paraíba

O senador Cássio Cunha Lima lembrou que o Prodetur surgiu como um esforço dos governadores do Nordeste para conseguir o financiamento do BID.

Por Diário do Sertão

18/05/2016 às 15h20 • atualizado em 18/05/2016 às 15h21

senadores_paraibanos

Os senadores José Maranhão, presidente do PMDB da Paraíba; Raimundo Lima, também do PMDB; e Cássio Cunha Lima, Líder do PSDB, trabalharam juntos pela aprovação do projeto.

O projeto prorroga por dois anos o prazo de vigência do financiamento de US$23 milhões, já autorizados pelo Senado, para que o Estado da Paraíba tenha acesso a mais uma etapa do Prodetur, programa de incentivo ao Turismo. O senador José Maranhão disse que recebeu, através da Secretaria da Mesa do Senado, o apelo formulado pelo Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, visando a prorrogação do prazo da Resolução do Senado Federal nº 32, de 2014, que autoriza o Estado a contratar operação de crédito externo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Para Maranhão, não há dúvida de que esta é uma questão do mais puro interesse público, que vai garantir obras de infraestrutura. “Todos aqui no Senado sabem que o sistema federativo é extremamente cruel com Estados e Municípios. Isso é uma consequência da estrutura jurídica, da estrutura constitucional que o Brasil tem, que penaliza, permanentemente, Estados e Municípios, sobretudo com relação à participação dos recursos destinados a atividades fins, a atividades meio”, ressaltou José Maranhão, ao lembrar que como governador da Paraíba no passado, pode sentir na própria carne esse tipo de tratamento. Na opinião do senador, o problema só terá uma solução definitiva no dia em que o Senado e a Câmara Federal modificarem o pacto federativo, que hoje penaliza cruelmente Estados e Municípios.

O senador Raimundo Lira, autor do projeto de resolução, presidiu a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos pela manhã, onde o texto foi aprovado por unanimidade. Ele destacou que os três senadores da Paraíba deram apoio total, absoluto e incondicional ao empréstimo aprovado primeiro na Comissão depois no mesmo dia no plenário. “É um empréstimo muito importante que o governo do Estado vai aplicar na área de turismo, e a área de turismo hoje é a que tem maior possibilidade e facilidade de criar novos empregos. Portanto, esse empréstimo vem em uma hora boa em que está precisando o Estado da Paraíba e o Brasil de um modo geral criar novos empregos”, declarou.

O senador Cássio Cunha Lima lembrou que o Prodetur surgiu como um esforço dos governadores do Nordeste para conseguir o financiamento do BID. E explicou que em alguns momentos, por escassez de recursos, os Estados não conseguiram ter acesso a todos os financiamentos. Por isso, a necessidade da prorrogação de prazo da vigência do financiamento de US$23 milhões, para que a Paraíba possa ter esse empréstimo modesto, segundo ele, se comparado a outros aprovados no plenário do Senado. “Aqui deixamos qualquer divergência e diferença partidária e política de lado. Estou aqui para representar o Estado, como tenho feito em todas as votações, sem nenhuma exceção”, ressaltou Cássio Cunha Lima.
Área de anexos

Assessoria

Recomendado pelo Google: