header top bar

section content

Em cidade do Sertão, quatro vereadores de uma mesma família foram eleitos. VÍDEO

A população da cidade parece não vê problema na quantidade de parentes na Câmara, desde que trabalhem em prol do município.

Por Diário do Sertão

06/10/2016 às 14h24 • atualizado em 06/10/2016 às 14h32

A cidade de Itaporanga, no Sertão do estado elegeu nestas eleições quatro vereadores da mesma família. Das onze vagas da câmara municipal quatro delas serão ocupadas por parentes.

O candidato João Pereira (Duvan – PSB) foi o mais bem votado com 745 votos, seguido por João Guimarães (PHS), que é sobrinho do Duvan. Márcio José (Márcio Rodão – PRP), que é primo de Duvan conseguiu êxito em sua candidatura e Judivan Custódio (PMN), que é casado com a irmã de Duvan, também conseguiu uma vaga.

+Confira lista de todos os Prefeitos eleitos do Vale do Piancó

Treze pessoas da família de Duvan já tiveram alguma passagem pela câmara de Itaporanga. João Pereira, conhecido na cidade por Seu Duvan, detêm sete passagens pela câmara municipal, sendo seis delas consecutivas.

“Eu entrei na política em 1988 e fui eleito seis mandatos consecutivos, aí estive doente, coloquei meu filho para ser candidato e foi eleito em 2012 e resolvi voltar novamente”, contou ele.

O vereador João Guimarães quando perguntado sobre o surgimento de sua vontade política disse: “Oito anos atrás eu tive a intenção de sair candidato, conversei com ele [Duvan], em nenhum momento foi contra e saímos os dois candidatos, graças a Deus fomos eleitos”.

Márcio José revelou que em outras eleições houve confusão na hora de conquistar o eleitorado: “Quando a gente chegava que o tio ou o primo já tinha passado, quando não votava todo mundo em um só candidato, eles sempre dividiam para não deixar ninguém desgostoso, mas sempre ajudava todo mundo”.

Vereadores da mesma família eleitos em Itaporanga

Quatro vereadores de uma mesma família conseguiram êxito em suas candidaturas na cidade de Itaporanga

Já Judivan Custódio revelou que sua esposa, que é irmã de Duvan, tia de João e prima legítima de Márcio ficava confusa, devido a quantidade de parentes disputando o pleito.

Somado os quatro parentes, os votos representaram 36,3% do número de vereadores eleitos, juntos tiveram 2.200 votos e agora articulam um nome para disputar a vaga de presidente da Casa Legislativa.

Opinião
Quando perguntada, a população da cidade parece não vê problema na quantidade de parentes na Câmara, desde que trabalhem para o município. A professora Maria Gonçalves disse que vai acompanhar “as idéias, os conhecimentos que eles têm para a sociedade, as propostas, e esperar o que vão fazer”.

Já o vendedor ambulante José Mário Roque acredita que a união entre a família é muito importante. “Pelo que conheço deles são de uma família muito unida”.

Cidade
A cidade de Itaporanga tem uma população de pouco mais de 23 mil habitantes, segundo o IBGE, e nas eleições de 2016, o eleitorado foi de quase 16 mil eleitores e teve 83 candidatos a vereador.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: