header top bar

section content

Governo capacita policiais para atender casos de racismo nesta terça

Na ocasião, será entregue o Guia de Orientação para Denúncias de Racismo.

Por Diário do Sertão

07/11/2016 às 17h08

Ações contra o racismo na Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, promove nesta terça-feira (8), das 8h às 12h, uma capacitação de Enfrentamento do Racismo, no Centro de Educação da Polícia Militar, em João Pessoa. O curso é destinado às equipes do Centro Integrado de Operações (Ciop) e a integrantes do Disque 197, da Polícia Civil.

A capacitação é uma das atividades do Novembro Negro, promovido pela Semdh, em parceria com outras instituições, em alusão ao mês da Consciência Negra. Na programação mensal constam ainda atividades de saúde para a população negra, capacitação sobre a Lei 10.639/2003 (sobre o ensino da cultura e história afro-brasileira), eventos esportivos em comunidades quilombolas nas regiões do Brejo, Sertão e Litoral, além de outras atividades culturais realizadas em parceria com as diversas secretarias do Estado.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, o objetivo da capacitação é proporcionar um espaço de diálogo com foco nas relações étnico-raciais no Brasil e na Paraíba, bem como enfatizar problemas e desigualdades raciais como consequência do racismo.

O curso também tem como proposta simular com policiais as respostas que devem ser dadas para casos de racismo explicitados pela sociedade em geral e também em situações que ocorrem dentro de instituições públicas.“Vamos promover um diálogo para que seja construida uma linguagem para o atendimento no sentindo de enfrentamento e superação das desigualdades raciais e intolerância religiosa”, disse Gilberta Soares.

Na ocasião, será entregue o Guia de Orientação para Denúncias de Racismo. Uma cartilha elaborada pela equipe da Gerência de Equidade Racial como subsídio de apoio na identificação de tratamento dos casos de crimes raciais. Para o gerente executivo de Equidade Racial, José Roberto, esse momento é muito relevante para fortalecer a política institucional de enfrentamento ao racismo na Paraíba. Ele afirma ainda que esta ação é um passo na estruturação de uma rede de atenção aos casos de racismo.

Da assessoria do Governo da Paraíba

Recomendado pelo Google: