header top bar

section content

Presidente Temer garante aos senadores conclusão do Eixo Leste da Transposição para janeiro

Senador Deca participou do encontro no qual o presidente informou que obras do Eixo Norte serão concluídas em dezembro de 2017

Por Luzia de Sousa

30/11/2016 às 06h34

Senador Deca fala da transposição do Rio São Francisco

O presidente Michel Temer comandou nesta terça-feira, uma reunião com os senadores nordestinos e os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho e o das Cidades, Bruno Araújo, para discutir a grave crise hídrica que atinge duramente a região Nordeste. “O presidente Temer reconheceu a gravidade da situação e garantiu conclusão das obras”, disse o senador Deca (PSDB-PB), um dos participantes da reunião de trabalho.

EIXO LESTE: Na ocasião, o presidente garantiu que as obras do eixo leste da Transposição do rio São Francisco estarão concluídas em janeiro no município de Monteiro e que a partir daí é só aguardar a chegada da água para a barragem Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande e mais 17 cidades do compartimento da Borborema, que atravessam um dramático racionamento de água atualmente.

EIXO NORTE: Quanto ao Eixo Norte da Transposição, que beneficiará o alto sertão paraibano, o presidente informou que dois dos três lotes da obra estão em andamento e que apenas o lote que estava sob a responsabilidade da construtora Mendes Junior estava paralisado. “O presidente Michel Temer informou que o processo licitatório deste único lote paralisado está em fase de conclusão com a garantia de ter as obras reiniciadas nos próximos 60 dias”.

O senador Deca disse ainda que a garantia dada tanto pelo presidente quanto pelo ministro da Integração Regional, foi que em dezembro de 2017 as obras do Eixo Norte também estarão concluídas e fornecendo água para o sertão da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte.

REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: O presidente garantiu aos senadores presentes que faz questão de entregar também ainda durante o seu governo, as obras de revitalização do rio São Francisco que também foram paralisadas, pois segundo as suas próprias palavras, todo o projeto de transposição sempre teve como um dos principais condicionantes a revitalização do Velho Chico, “que é a garantia hídrica de todo o semiárido nordestino”, observou ainda o senador paraibano.

Da assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan