header top bar

section content

Governo da Paraíba divulga lista de quase 200 jornalistas e radialistas que devem ao estado e caso vira polêmica; Presidente da API declara: “Tem que pagar”; Veja nomes do Sertão!

A cobrança virou polêmica entre os profissionais e segundo o Diário Oficial, devedores do Estado da Paraíba. Confira!

Por Diário do Sertão

09/12/2016 às 17h09 • atualizado em 09/12/2016 às 17h18

Governo está cobrando pagamento dos devedores

Cento e noventa e sete jornalistas e radialistas paraibanos estão sendo notificados pelo Governo do Estado por empréstimos contraídos, em 2014 pelo Programa Empreeender-Paraíba. A notificação foi feita por Amanda Araújo, secretária do Empreender, e atual titular das Finanças.

A cobrança aos profissionais da Imprensa foi publicada no Diário Oficial desde 11 de novembro, porém, foi ‘percebida’ desta quinta para esta sexta-feira (9), através das redes sociais.

Os empréstimos teriam sido intermediados pela Associação Paraibana de Imprensa e a Secretaria de Comunicação do Estado. O objetivo era oferecer crédito a integrantes da Imprensa para renovar equipamentos ou investimentos em novos projetos na área.

A cobrança virou polêmica entre os profissionais e segundo o Diário Oficial, devedores do Estado da Paraíba.

A API
O presidente da Associação Paraibana de Imprensa, João Pinto explicou a reportagem do Diário do Sertão nesta sexta-feira (9), que se trata de um empréstimo, mesmo ele defendendo a classe tem que admitir que o estado pode sim cobrar a dívida.

João Pinto disse que discorda da forma que a cobrança foi feita, mas adiantou: “foi empréstimo, tem que pagar. Em momento algum a gente disse que não tinha que pagar”.

Ele contou que API fez a “intermediação’ entre estado e jornalistas/radialistas, porém, ao receberem o cheque receberam também o carnê com carência de seis meses para começar a pagar.

Nota
Em nota encaminhada à imprensa, a API explicou o passo a passo do procedimento feito para o empréstimo do Empreender Paraíba.

Veja nota
A Associação Paraibana de Imprensa (API) vem a público prestar alguns esclarecimentos, principalmente de natureza técnica, sobre a parceria formalizada entre esta entidade e o Empreender Paraíba para viabilizar a contração de empréstimos por parte de profissionais de imprensa do Estado da Paraíba, celebrados no ano de 2014, e que motivou ampla discussão nas redes sociais.

1 – A abertura dessa linha de crédito para contemplar profissionais de imprensa foi amplamente divulgada nos meios de comunicação do Estado, nos sites, portais, blogs e redes sociais de uma forma em geral;

2 – O cadastro de cada interessado foi preenchido na sede da própria API por funcionários do Empreender, que também informaram sobre a documentação necessária, bem como das regras para a efetuação do contrato;

3 – Após a aprovação do cadastro, o Empreender divulgou a relação com os nomes dos que preencheram os requisitos e estabeleceu a sede da API para a entrega dos cheques nominais e dos carnês de pagamento. Ou seja, tudo feito às claras, sem ocultação de informações, intermediado pela API com intuito único e exclusivo de proporcionar condições para o melhor desempenho dos profissionais de imprensa.

4 – Convêm salientar que em nenhum momento a diretoria da entidade na época, bem como seu presidente em exercício, jornalista João Pinto, precisou fazer qualquer tipo de negociata para obter vantagens pessoais, como foi insinuado maldosamente por alguns que tentam politizar um assunto que passa à margem dessa questão. A diretoria da entidade critica a exposição dos associados, sobretudo nessa fase de crise econômica, sem que houvesse anteriormente uma fase de negociação para resolver a demanda, evitando constrangimento desnecessário.

5 – Por fim, a API tem convicção de que a nova fase exige renegociação com adesão de todos visando uma solução definitiva.

Confira!

emprender-listao-de-devedores-doe-11nov2016
DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: