header top bar

section content

Herança? Comando de entidade passa do prefeito para o filho na região de Sousa

O sindicato foi fundado no ano de 1998, e desde então, somente Zé de Pedrinho havia comandado os destinos da entidade.

Por Diário do Sertão

24/01/2017 às 17h35 • atualizado em 24/01/2017 às 22h42

Atual prefeito de Marizópolis esteve há 18 anos no comando do Sindicato Rural do município

Um fato no mínimo curioso ocorre na cidade de Marizópolis, região de Sousa. A cidade com pouco mais de 6.569 habitantes, segundo o IBGE e foi governada durante sua história de emancipação política pelo ex-prefeito José Vieira, por quatro mandatos e sua sobrinha Alecxiana Vieira Braga, gestora de um mandato.

+ Prefeito de Marizópolis é diplomado pela justiça e revela: “Cidade passou 20 anos no coronelismo”. Vídeo!

Somente nas eleições de 2016 os ‘laços familiares’ de mando foram rompidos na cidade, e o ex-vice-prefeito, José Lins Braga (Zé de Pedrinho-PSDB), que passou a denunciar e criticar duramente a gestão do ex-aliado foi eleito prefeito de Marizópolis.

Depois da posse, o atual gestor chegou a declarar que teria ‘libertado’ o município do ‘coronelismo’, pois até então o poderio municipal não transitava em outras mãos além de Zé Vieira e de sua família.
O fato é que o novo prefeito parece que usava da mesma prática de Zé Vieira quando se manteve no cargo de presidente do Sindicato Rural de Marizópolis por 18 anos. Foi o que relatou um opositor ao tucano na cidade sertaneja.

O sindicato foi fundado no ano de 1998, e desde então, somente Zé de Pedrinho havia comandado os destinos da entidade, que tem a função de auxiliar e apoiar os agricultores do município.

Prefeito da cidade de Marizópolis, Zé de Pedrinho e ex-presidente do sindicato rural

Zé de Pedrinho só se afastou do cargo em maio de 2016, quando foi convocado pela Câmara Municipal para assumir a prefeitura devido o afastamento do então prefeito, que enfrenta graves problemas judiciais. A entidade ficou nas mãos do vice-presidente, Francisco Vieira, que é primo do prefeito, mas também teve que se afastar e o sindicato ficou sendo presidido pela primeira-secretária.

Em dezembro de 2016 houve nova eleição para a presidência do sindicato, e para a surpresa dos moradores o eleito foi Rafael Lins Braga, que é filho do ex-presidente e atual prefeito. A oposição alegou que não concorreu porque não teria sido publicado edital de convocação para realização de novas eleições online, apenas em murais da entidade.

A reportagem do Diário do Sertão tentou ouvir o presidente do sindicato rural, porém sem êxito, entretanto fica o espaço aberto caso queira se pronunciar sobre o caso.

Assista entrevista do prefeito sobre a queda do ‘coronelismo’!

História
Os primeiros conquistadores do município, foram os irmãos Ledo, no ano de 1723, logo após a tais acontecimentos, houve o incentivo à lavoura, à criação e ao povoamento. Tudo isso se deu à fertilidade do solo, que passou a despertar interesse de pessoas de lugares mais remotos da região. Isso se deu no ano de 1730.

Fundada pela família do Governador Antonio Mariz, teve o seu nome, antes Pedra Talhada, alterado para Marizópolis, como forma de homenagear a família Mariz. É também conhecida como a Mesopotâmia do Sertão por ser situada entre os Rios do Peixe e Piranhas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: