header top bar

section content

Sertanejo da Paraíba é eleito prefeito de Foz do Iguaçu nesse domingo

Brasileiro foi vice-prefeito da cidade do oeste do Paraná e secretário de saúde. Atualmente ele ocupava o cargo de deputado estadual.

Por Luzia de Sousa

03/04/2017 às 15h14

Político é natural de Piancó, no Sertão da Paraíba (Foto reprodução da internet)

candidato Chico Brasileiro (PSD) foi eleito prefeito de Foz do Iguaçu neste domingo (2). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Chico Brasileiro somou 69.469 votos (56,35% dos válidos) e Phelipe Mansur (Rede), o segundo colocado, 38.039 votos (30,85%). O resultado final foi divulgado às 18h06.

O novo prefeito é natural da cidade de Piancó, no Sertão da Paraíba e deve assumir o comando do executivo local até o dia 20, conforme o calendário estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O vice é o ex-vereador Nilton Bobato (PCdoB).

Os dois se reúnem com a prefeita interina na segunda-feira (3) a partir das 9h30. “Vamos colher as primeiras informações para já poder iniciar a transição. Precisamos conhecer a realidade das contas do município de perto e elaborar um plano emergencial para ser aplicado já a partir da posse. Não temos muito tempo a perder. Foz do Iguaçu já sofreu demais e agora precisamos unir forças e começar a trabalhar”, comentou o prefeito eleito.

Brasileiro disputou as eleições em outubro de 2016 e obteve 54.488 votos. Na ocasião, o primeiro colocado, com 58.163 votos, foi o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, que não pôde assumir porque estava com a candidatura impugnada. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que convocou novas eleições municipais.

Como os votos de Mac Donald não foram contabilizados e o resultado do pleito foi invalidado, desde o dia 1º de janeiro a prefeitura vem sendo comandada interinamente pela presidente da Câmara Municipal, a vereadora Inês Weizmann (PSD).
Antes, o Executivo local estava a cargo da vice-prefeita, Ivone Barofaldi (PSDB). Ela assumiu o cargo após o afastamento do então prefeito Reni Pereira (PSB), preso pela Polícia Federal durante a 4ª fase da Operação Pecúlio. Ele é réu em ações penais que apuram um esquema de corrupção comandado pelo ex-prefeito.

Veja a apuração completa.
Depois de acompanhar a apuração com a família em casa, o prefeito eleito, apoiadores de campanha e eleitores iniciaram a comemoração da vitória em uma casa de shows da cidade antes de seguirem para o Centro da cidade.

Propostas
A chapa “Foz Levada a Sério” é composta por sete partidos: PSD, PCdoB, PP, PRTB, PEN, SD, PRB, PRP, PNM e DEM.
Durante a campanha, o candidato afirmou em programas eleitorais e entrevistas que pretende priorizar a saúde pública. Entre as medidas está a agilização de exames, consultas e cirurgias e a ampliação da cobertura das equipes da Saúde da Família. Chico pretende também recuperar a malha viária da cidade e implantar um novo sistema de transporte público.

Sobre Chico Brasileiro
Francisco Lacerda Brasileiro, o Chico Brasileiro, foi eleito deputado estadual em 2014 com 50.930 votos. Foi vereador por dois mandatos (2000 e 2004), vice-prefeito de Foz do Iguaçu (2008) e secretário municipal de Saúde.
Nascido em Piancó, na Paraíba, mora em Foz do Iguaçu desde 1990. É formado em odontologia e afirma ter sido idealizador do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, o único público da cidade.

G1

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!