header top bar

section content

Agentes penitenciários fazem pressão em frente ao Congresso Nacional e conseguem reduzir idade para aposentadoria

Os policiais legislativos foram incluídos na regra que permite a adoção, desde já, da idade mínima de 55 anos para a aposentadoria, assim como será no caso de policiais federais e rodoviários federais.

Por Luzia de Sousa

03/05/2017 às 17h48

O relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), incluiu os agentes penitenciários, socioeducativos e os policiais legislativos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal entre os servidores que terão direito a aposentadoria com idade mínima reduzida. As categorias intensificaram a pressão nos últimos dias, e os agentes penitenciários chegaram a invadir o Ministério da Justiça para brigar pela mudança nesta terça (2).

Os policiais legislativos foram incluídos na regra que permite a adoção, desde já, da idade mínima de 55 anos para a aposentadoria, assim como será no caso de policiais federais e rodoviários federais.

Já os agentes penitenciários e os socioeducativos terão de aguardar a edição de uma lei complementar para que tenham o limite de idade reduzido. Essa diminuição poderá ser de até 10 anos em relação às idades mínimas gerais, não podendo ser inferior a 55 anos para ambos os sexos, diz o texto.

Pressão
Os agentes penitenciários voltaram a pressionar o governo pelo benefício na manhã desta quarta-feira (3/5). O grupo se reuniu em frente ao Congresso Nacional e fez uma manifestação. Por volta das 12h30, os agentes decidiram terminar o protesto, após Fernando Anunciação, presidente da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários, confirmar que já havia conseguido o apoio do relator Arthur Oliveira Maia. Os agentes lutam ainda pela PEC 308/04, que considera a categoria como polícia penal.

Metrópoles Com informações da Agência Estado

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan