header top bar

section content

“A situação na Paraíba já é de emergência. A Transposição precisa atender à maioria dos municípios do Estado”, afirma José Maranhão

Para o senador José Maranhão, a emergência na Paraíba já existe. “Sabemos que a transposição não levará água direto a todos os municípios.

Por Priscila Belmont

04/05/2017 às 08h33

Também participaram do encontro o senador Raimundo Lira, o deputado federal Hugo Motta, e o deputado estadual Nabor Wanderley.

O senador José Maranhão reuniu-se nesta quarta-feira com prefeitos de diversos municípios paraibanos no Senado e no Ministério da Integração Nacional, onde voltou a pedir prioridade na conclusão das obras para levar água do Rio São Francisco ao sertão e demais regiões da Paraíba.

Preocupados com as dificuldades enfrentadas pela população por causa da seca, os prefeitos reivindicam ainda melhorias no Sistema Adutor do Pajeú, para que possam ter acesso às águas do Velho Chico. Também participaram do encontro o senador Raimundo Lira, o deputado federal Hugo Motta, e o deputado estadual Nabor Wanderley.

Durante o encontro com o ministro Helder Barbalho e com o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCs), Angelo Guerra, os prefeitos expuseram a situação emergencial de muitas cidades paraibanas. Angelo Guerra explicou que já estão disponíveis R$55 milhões para prosseguimento das obras da Transposição, mas esclareceu que a finalização da segunda etapa do Eixo Norte demandará um total de R$175 milhões. “Já existe a obra contratada, se colocar o dinheiro, nós concluímos”, assegurou o diretor-geral do DNOCS.

Para o senador José Maranhão, a emergência na Paraíba já existe. “Sabemos que a transposição não levará água direto a todos os municípios. Temos uma solução parcial no Eixo Leste, com as águas chegando ao Boqueirão. Preparamos a Paraíba para as águas do São Francisco ali, onde elas poderão chegar até Pedra Lavada. Mas temos ainda problemas na distribuição. O pessoal de Sabugi, de Patos, sabe que quando construir o terceiro eixo vai haver a chegada da água.

Para que não se repita no futuro o que está acontecendo agora é importante que a transposição atenda à grande maioria dos municípios paraibanos”, afirmou o senador José Maranhão, ao ressaltar a importância da conclusão de todo o Eixo Norte da Transposição.

Assessoria

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa com a participação dos membros da Igreja Rei dos Reis

CADASTRAMENTO

VÍDEO: Prazo final para biometria na região de Catolé do Rocha é antecipado, e Justiça alerta eleitores

MITO DA INTERNET

VÍDEO: Fenômeno Gleyfy Brauly bate recorde de audiência no Xeque-Mate e canta sucessos no ‘imbromation’

CALDEIRÃO POLÍTICO

VÍDEO: Aliado releva que dois vereadores de oposição estão rasgando elogios ao prefeito Airton Pires