header top bar

section content

PF deflagra a 40ª fase da Lava Jato com quatro mandados de prisão

A ação tem como alvo empresas que operavam um esquema de repasses ilegais de empreiteiras para funcionários da Petrobras.

Por Priscila Belmont

04/05/2017 às 16h00 • atualizado em 04/05/2017 às 08h54

Michael Melo/Metrópoles

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4/5), a 40ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Operação Asfixia. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, dois de prisão temporária e cinco de condução coercitiva nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A ação tem como alvo empresas e seus respectivos sócios que, segundo os investigadores, operavam um esquema de repasses ilegais de empreiteiras para funcionários da Petrobras, com o propósito de obter em troca contratos com a estatal.

Entre os presos, estão Márcio de Almeida Ferreira, Marivaldo do Rozário Escalfone e Paulo Gomes Fernandes. O outro alvo de mandado de prisão seria uma mulher identificada até agora como Joelma.

O nome da fase Asfixia é uma referência à tentativa de cessar as fraudes e o desvio de recursos públicos em áreas da Petrobras destinadas à produção, distribuição e comercialização de gás combustível.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, entre outros. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Confira quantos mandados foram cumpridos em cada região:

Belo Horizonte/MG: três mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva;

São Paulo/SP: quatro mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva;

Rio de Janeiro/RJ: sete mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, dois de prisão temporária e um de condução coercitiva;

Niterói/RJ: um mandado de busca e apreensão e um de condução coercitiva;

Duque de Caxias/RJ: um mandado de busca e apreensão.

Metrópoles

Recomendado pelo Google: