header top bar

section content

José Maranhão comemora a retomada das obras do Eixo Norte da Transposição

O senador José Maranhão ressalta que o projeto da Transposição já é uma emergência de saúde pública para os paraibanos, que enfrentam a pior seca da história recente.

Por Priscila Belmont

20/06/2017 às 18h51

Foto: Senador José Maranhão com Ministro Helder Barbalho.

O senador José Maranhão comemorou a assinatura, nesta terça-feira, da Ordem de Serviço no Ministério da Integração Nacional para a continuação das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. Maranhão afirma que o Eixo Norte é fundamental para a segurança hídrica da Paraíba. As obras estavam paralisadas desde a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região de suspender a licitação que escolheu o consórcio executor das obras. A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, cassou a liminar nesta terça-feira, abrindo caminho para a continuidade da Transposição.

Foto: Plano das Águas – elaborado durante governo José Maranhão/ Paraíba

O senador José Maranhão tem feito gestões constantes junto ao Governo Federal e em reuniões com o ministro Helder Barbalho para que as obras sejam concluídas o mais rapidamente possível, a exemplo do que ocorreu com o Eixo Leste, que já está levando as águas do São Francisco ao Boqueirão. “Graças à atuação do Ministro Helder, que não mediu esforços para agilizar o Eixo Leste, vamos garantir o abastecimento para Campina Grande e a região de todo o Planalto da Borborema. Ainda dependemos do Eixo Norte para que as águas cheguem a outras áreas. O Estado que mais depende dessas águas é a Paraíba, porque não temos um curso d`água permanente de rio perene. Boa parte da nossa população ainda é atendida por carro-pipa”, destaca o senador. Para ele, a retomada das obras agora do Eixo Norte traz esperanças para a Paraíba, bem como para outros estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

O senador José Maranhão ressalta que o projeto da Transposição já é uma emergência de saúde pública para os paraibanos, que enfrentam a pior seca da história recente. “A água bruta não tratada resulta em risco para a população. Precisamos urgentemente superar todas as dificuldades que atrasam as obras, especialmente as ações judiciais”, afirmou o senador, lembrando que em seus mandados como governador e senador, sempre teve como prioridade buscar soluções visando amenizar as dificuldades do paraibano com a falta d´água. “Preparamos a Paraíba para receber as águas do São Francisco”, concluiu.

Assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!