header top bar

section content

VÍDEO: Lenda viva, ex-prefeito de Cajazeiras celebra 95 anos de amor à cidade: “Cajazeiras é minha vida”

Chico Rolim foi prefeito por 11 anos e se orgulha das obras do seu governo que ajudaram a desenvolver a cidade: "Que ela cresça cada vez mais"

Por Jocivan Pinheiro

08/12/2017 às 15h10

Considerado um dos prefeitos que mais contribuiu para o desenvolvimento de Cajazeiras, Francisco Matias Rolim, ou apenas Chico Rolim, completou nesta semana 95 anos de uma vida dedicada à sua cidade.

Mesmo com dificuldade de concatenar as ideias e de falar, Chico Rolim recebeu a TV Diário do Sertão em sua residência e relembrou algumas das benfeitorias de suas gestões como prefeito e deputado federal.

Destacam-se a implantação do campus da então Universidade Federal da Paraíba, cujo terreno foi doado por ele; a abertura e pavimentação de ruas e avenidas que hoje são algumas das principais da cidade, como a Padre Rolim, a Pedro Moreno Gondim e a Comandante Vital Rolim; e o desenvolvimento da zona norte.

O amor de Chico Rolim por Cajazeiras é tão grande que, mesmo debilitado fisicamente, ele prefere morar sozinho na sua terra, já que os parentes mais próximos, como os filhos, residem em outras cidades. “Aqui eu vou viver o resto da minha vida, se Deus quiser”, diz.

Chico Rolim foi prefeito por 11 anos e se orgulha das obras do seu governo que ajudaram a desenvolver o município. “Tenho 95 anos, mas me lembro das coisas que fiz na vida. Cajazeiras foi minha vida. Que ela cresça cada vez mais e se torne uma das principais cidades do estado.”

Chico Rolim, 95 anos

Biografia

Chico Rolim nasceu no sítio Olho D’água do Melão, hoje Distrito de Felizardo, pertencente ao município de Ipaumirim, no Estado do Ceará, e veio jovem para Cajazeiras, para casa de familiares, para estudar e trabalhar. Começou sua vida profissional como balconista no Ceará e em Cajazeiras, se transformando, mais tarde, em um bem-sucedido comerciante do ramo de tecido na terra.

Muito presente na vida social da cidade, Chico Rolim começou sua carreira política como vereador. Foi presidente da Câmara Municipal e prefeito de 1963 a 1977, tendo sido beneficiado por duas prorrogações de mandatos e governado Cajazeiras por um período de 11 anos. O ex-prefeito também foi candidato a deputado federal, ficando na suplência, mas assumiu por um determinado período. A trajetória de vida de Chico Rolim está registrada no livro “Do Miolo do Sertão”, escrito por Sebastião Moreira Duarte.

Quando prefeito, foi responsável pela aprovação do projeto CURA, que financiou grandes obras na cidade, a exemplo da abertura e asfaltamento da Avenida Comandante Vital Rolim e de outras ruas do centro da cidade. Chico Rolim também direcionou seus negócios para o Maranhão. Hoje, mora em Cajazeiras, no Bairro Sol Nascente.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: