header top bar

section content

Prefeitura realiza ações do Novembro Azul nos Bairros de Sousa

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma.

Por

18/11/2015 às 14h49

Prefeitura realiza ações do Novembro Azul

Com o objetivo de sensibilizar e informar a população masculina sobre os perigos do câncer de próstata, a Prefeitura de Sousa realizou na noite da terça-feira, 17 de novembro palestra educativa e bingo com brindes na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Frei Damião e pela manhã palestra nos Bairros Estação e Jardim Iracema.

Na ocasião os moradores puderam tirar as dúvidas sobre o exame e o câncer de próstata com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), os fisioterapeutas Fellipe Candeia e Maria Carmelita, a nutricionista Licaonia Souza, a farmacêutica Isabela Rodrigues, a educadora física Núbia Batista e a coordenadora Natália Marina. 

O “Novembro Azul” é um movimento recente, porém já é realizado em diversas partes do mundo e simboliza a luta contra o câncer de próstata. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que é feito no sangue, são de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

 

Câncer de Próstata– Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para órgãos e podendo levar à morte.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total, de cânceres.

Do Decom

Tags:

“Boca Quente” fala sobre Nilvan, Josival, Gutemberg e narra fato que mais lhe chamou atenção na área policial

PROGRAMA XEQUE-MATE

VÍDEO: Padre e missionários falam sobre recuperação de dependentes químicos na região de Cajazeiras

DIÁRIO ESPORTIVO

Ao lado de grandes nomes da imprensa, Diário Esportivo debate as rodadas da Série C e D do Paraibano

PARTIU PARA O ATAQUE

VÍDEO: Júnior Araújo diz que José Aldemir vai perseguir servidores que não apoiarem campanha de Paula