header top bar

section content

Prefeitura continua trabalhando para entregar mais poços à população de Sousa

O Prefeito de Sousa, André Gadelha vem acompanhando a entrega dos poços

Por

13/10/2015 às 15h42

Prefeitura continua trabalhando forte e entrega mais um poço

O programa “Água para Todos”, uma iniciativa da Prefeitura de Sousa, irá entregar aos moradores do Condomínio Doca Gadelha, mais um poço artesiano na noite desta terça-feira (13).

O Programa é uma ação do governo municipal e visa amenizar os efeitos da seca que a cidade vem enfrentando. O Programa foi anunciado no mês de junho deste ano, e já entregou poços artesianos na zona urbana e na zona rural. A previsão é entregar mais de cem poços perfurados à população sousense.

A região nordeste enfrenta uma das piores secas dos últimos 30 anos, que afeta o abastecimento de água em diversos estados da região. A falta de chuva se assemelha à enfrentada no começo da década de 1980, quando milhões de pessoas também foram afetadas pela seca.

O Prefeito de Sousa, André Gadelha vem acompanhando a entrega dos poços e afirma que a expectativa é que esses poços abasteçam os moradores que mais sofrem com falta de água nos períodos de estiagens.

Poço

Recebe o nome de poço artesiano a espécie de poço perfurado para captar água no subsolo e que não depende do uso de bombas, pois a pressão liberada da própria corrente d’água realiza todo o serviço naturalmente. O poço artesiano tem vazão de água até mil vezes superior que o comum: 2 m³ (2 mil litros) em média. A vida útil fica por volta de 40 anos.

O custo de perfuração de um poço artesiano é alto, trazendo, porém, compensações a longo prazo. A área próxima terá disponível sua própria fonte, podendo se desvincular totalmente ou parcialmente da companhia de fornecimento local. Em locais onde é precário o abastecimento, tornam-se uma verdadeira revolução para a comunidade.

Do Decom

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!