header top bar

section content

Cássio diz que Governo não pode tratar LDO como peça meramente contábil

Brasília – O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), apresentou proposta de emenda à Constituição para que o Congresso Nacional tenha um prazo mais elástico ao conduzir o processo de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para Cássio, não é mais possível que, ao final de cada semestre, a proposta seja […]

Por

17/07/2015 às 15h36

Brasília – O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), apresentou proposta de emenda à Constituição para que o Congresso Nacional tenha um prazo mais elástico ao conduzir o processo de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para Cássio, não é mais possível que, ao final de cada semestre, a proposta seja sempre votada no ‘afogadilho’. A Constituição determina que o Parlamento só poderá iniciar seu recesso formal após a votação da LDO, que deve ocorrer até o dia 17 de julho.

Em sua justificativa, o líder lamenta o fato de que, pelo segundo ano consecutivo, o Congresso chega ao final do semestre sem que a proposta da LDO tenha sido aprovada.

“O curto prazo que o Parlamento tem, para discutir e votar a LDO, não tem impedido o Poder Executivo de elaborar uma proposta orçamentária que, inclusive, já vai chegar ao Congresso, no final de agosto. O governo não pode tratar a Lei Orçamentária como uma peça meramente contábil. Ela precisa ser vista como ferramenta para que o país tenha planejamento, execução e controle dos gastos públicos”, afirmou Cássio.

Finalidade da LDO
Segundo a Constituição Federal, em seu art. 165, § 2º, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração da lei orçamentária anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

Da Assessoria 

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!