header top bar

section content

STJ revoga prisão de ex-prefeito de São José do Bomfim. Confira!

O Tribunal de Justiça da Paraíba já foi comunicado da decisão por telegrama

Por

20/05/2015 às 06h25

Superior Tribunal de Justiça (Foto: internet)

O Superior Tribunal de Justiça  deferiu habeas corpus em favor de Miguel Mota, anulando o processo para que a Justiça da Paraíba redimensione a pena aplicada e, desse modo, revogou a determinação de prisão do ex-prefeito de São José do Bomfim.  O ex-prefeito havia sido condenado a 8 anos de prisão pelo TJ-PB.

O advogado Newton Vita interpôs Habeas Corpus em favor de Miguel Mota, argumentando que a pena aplicada não preenchia os requisitos legais e era inadequada para a conduta praticada pelo ex-prefeito de São José de Bomfim.

O Superior Tribunal de Justiça, através da Ministra Maria Thereza de Assis Moura, acolheu os argumentos suscitados pelo advogado Newton Vita, reconheceu a prescrição de um crime e anulou o processo para que outra pena fosse aplicada, desta vez observando os requisitos legais estabelecidos no Código de Processo Penal.

O Tribunal de Justiça da Paraíba já foi comunicado da decisão por telegrama:

"concedo a ordem, de ofício, a fim de reconhecer a prescrição quanto ao crime previsto no art. 1.°, I, do Decreto-lei 201/67, especificado no item "a" (aquisição de peças e realização de serviço em veículo estranho à frota do município), bem como para anular a dosimetria da pena, apenas no tocante à primeira fase, mantendo-se tão-somente a circunstância judicial relativa às consequências do crime como desfavorável, no que se refere aos delitos especificados nos itens "b" (não realização de reforma e recuperação de prédios públicos) e "c.1/c.2" (gastos excessivos em obras públicas), para que a instância de origem, excepcionalmente, redimensione a reprimenda do paciente, nos termos do aqui decidido".

Com a decisão do Superior Tribunal de Justiça, o ex-prefeito de São José do Bomfim, Miguel Mota, está livre do decreto de prisão anteriormente decretado e uma outra decisão deverá ser tomada em relação a pena que foi aplicada de forma  errada.

Ascom

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan