header top bar

section content

Pombal sedia audiência do ODE e moradores da região elegem educação como prioridade

A audiência também contou com a presença da vice-governadora Lígia Feliciano e aconteceu na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil

Por

13/05/2015 às 15h41

O Governo do Estado realizou, nessa quarta-feira (12), na cidade de Pombal, a oitava audiência do ciclo 2015 do Orçamento Democrático Estadual, reunindo as populações de oito microrregiões. A plenária com o governador Ricardo Coutinho contou com a participação de mais de 2,5 mil pessoas que elegerem a educação (513 votos), como prioridade de investimento para o ano subsequente. A audiência também contou com a presença da vice-governadora Lígia Feliciano e aconteceu na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) da cidade.

Ainda dentro das prioridades, também foram elencados investimentos em saúde (401 votos) como a segunda prioridade mais votada, seguida por recursos hídricos (176 votos). Na eleição da obra mais relevante já realizada pelo Governo na região, a reforma e ampliação do Hospital Regional de Pombal foi a mais votada com 80,2% dos votos. Em seguida, apareceu a construção da Casa da Cidadania (13%) e a construção da rodovia estadual que liga a BR-230 a São Domingos de Pombal (6,6%).

O governador Ricardo Coutinho participou da audiência, prestou contas dos investimentos realizados na região a partir das demandas eleitas no ano passado, que somam mais de R$ 77 milhões, beneficiando mais de 98 mil moradores. Ele falou sobre importância da participação popular no ODE. “Que a população de Pombal continue percebendo a importância da construção coletiva, pois, é junto que se trabalha. A democracia efetiva é aquela em que a população participa e no caso do Orçamento Democrático indica onde a população gostaria que fossem investidos os recursos públicos do Estado. Essa experiência é única no país e está revolucionando a forma de governar”, comentou o governador.

O secretário Executivo do Orçamento Democrático Estadual, Gilvanildo Pereira, coordenou a audiência e destacou a importância do diálogo entre a população e o Governo. “Para esta plenária, foram realizadas mais de 30 reuniões preparatórias, envolvendo a participação de mais de 1.000 pessoas, nas oito cidades que compõem a região. O Orçamento Democrático foi criado para a população e é um espaço de transformação das cidades e da melhoria da qualidade de vida dos paraibanos. É esse instrumento de participação popular que vem mudando a mentalidade das pessoas”, disse Gilvanildo Pereira.

Dentro das reivindicações apresentadas pelos moradores da região estão a de Ana Lúcia, moradora da cidade de Vista Serrana. “Primeiramente, quero agradecer a grande obra da pavimentação das estradas em meu município e também parabenizo ao governador por cumprir o que promete. A esperança da nossa população está sendo reavivada pelas obras que estão sendo executadas em nossa região e aproveito para reivindicar o tratamento de água da nossa região e a construção de mais uma escola na cidade”, reivindicou Ana Lúcia.

Outro pleito partiu da presidente da Associação Comunitária de Ciganos de Condado, Maria Jane. “Estamos com várias representações ciganas aqui e nós queremos reivindicar a construção de um conjunto habitacional para os ciganos para podermos preservar a nossa tradição e nossa cultura. Estou pedindo pelo meu povo cigano para que juntos reativemos a nossa essência e a nossa cultura cigana”, disse Maria Jane.

Dentro de outras reivindicações também houve a solicitação para perfuração de poços artesianos, construção de laboratórios de informática, construção de barragens e adutoras e incentivos para a agricultura familiar.

No encerramento da plenária, Ricado ponderou sobre as reivindicações elencadas pela população reforçando que as solicitações serão priorizadas de acordo com as necessidades. “Sobre a solicitação de melhorias na qualidade da água de Vista Serrana informo que ela será tratada a partir da estação de tratamento de Paulista e assim passará a ter água de qualidade. E sobre a construção de casas para a população cigana, comunico que ainda não foi possível realizar esse projeto de casas rurais, pois, este projeto político é de caráter nacional com contra partida estadual. Existe muita burocracia neste processo, mas, o Governo do Estado vem reforçando o diálogo, pois, temos recursos para isto, mas não temos autonomia para efetivar”, respondeu o governador.

Participaram da oitava audiência os municípios de Cajazeirinhas, Condado, Lagoa, Paulista, Pombal, São Bentinho, São Domingos de Pombal e Vista Serrana.

As audiências do OD Estadual continuam nesta sexta-feira (15), a partir das 19h, na 4ª Região Georçamentária, polarizada pela cidade de Cuité, a ser realizada no ginásio municipal da cidade e no sábado (16), na cidade de Itabaiana (12ª Região), no ginásio municipal da cidade.

Da Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: