header top bar

section content

Presidente da Câmara de Cajazeiras participa de encontro na capital que debateu abertura da 5ª Vara e construção de fórum

Na sessão desta terça-feira (17) na Câmara de Vereadores, Nilsinho destacou os resultados do encontro.

Por

18/03/2015 às 22h48

Presidente da Câmara de Cajazeiras, Nilson Lopes (Nilsinho)

O presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, vereador Nilson Lopes Meireles (Nilsinho), esteve em João Pessoa na última segunda-feira (16) representando o Poder Legislativo cajazeirense em uma reunião com o vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador José Ricardo Porto, com objetivo de buscar alternativas que agilizem o processo de melhoraria do Poder Judiciário da cidade, que enfrenta sérios problemas estruturais, que passam pela necessidade da construção de um novo fórum e contratação de mais profissionais, sobretudo promotores para o Ministério Público local.

Na sessão desta terça-feira (17) na Câmara de Vereadores, Nilsinho destacou os resultados do encontro. Segundo ele, o vice-presidente do TJPB – que na ocasião substituiu o presidente Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que estava cumprindo agenda em Brasília – garantiu que a instalação da 5ª Vara da Comarca de Cajazeiras não será mais prorrogada. O Tribunal já teria, inclusive, providenciado local para o depósito judiciário e o arquivo do fórum, com objetivo de abrir espaço na atual estrutura para o funcionamento da 5ª Vara.

Sobre a construção do novo fórum, a saída poderá ser uma parceria feita com o Governo do Estado a partir de emendas dos deputados Jeová Campos e José Aldemir, que também estavam presentes na reunião. A sugestão da parceria partiu do vice-presidente do TJPB, já que, segundo ele, o Tribunal não tem condições de bancar sozinho a obra, avaliada em cerca de 11 milhões de reais.

Para discutir a possível parceria, o presidente do TJPB deverá solicitar uma sessão com o governador Ricardo Coutinho nos próximos dias.

O Fórum Ferreira Júnior foi construído há 40 anos e, segundo as autoridades, suas instalações já não comportam mais a demanda judiciária de Cajazeiras e de outros municípios que também são atendidos pela Comarca cajazeirense.

Outro empenho do presidente será a realização de uma viagem à Brasília a fim de solicitar a abertura de edital de concurso público para juiz e promotor.

Em Cajazeiras, todos os vereadores vão lançar um requerimento solicitando pelo menos mais um promotor para a cidade.

Além do presidente da Câmara de Vereadores de Cajazeiras e dos deputados Jeová e José Aldemir, participaram do encontro o presidente da OAB de Cajazeiras, João de Deus Quirino Filho; a diretora do Fórum Ferreira Júnior, juíza Adriana Lins; o vice-prefeito Júnior Araújo; o ex-prefeito Antonio Quirino; o presidente da Câmaras de Vereadores de Cachoeira dos Índios, vereador Zuzú; o chefe de gabinete da Prefeitura de Cajazeiras, Moacir Menses; além de representantes da FAFIC, do SINFUMC e SINFUMCI e da AC2B.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: