header top bar

section content

Prefeitura de Sousa comemora Dia da Mulher com festa e prestação de serviços

Do dia 03 a 05 de março as mulheres do município terão acesso a vários serviços.

Por

02/03/2015 às 16h21

Dia da Mulher na cidade de Sousa. Veja

A prefeitura de Sousa por meio da Secretaria de Ação Social comemora durante toda essa semana o Dia Internacional da Mulher, com festa e informação para a comunidade.  Do dia 03 a 05 de março as mulheres do município terão acesso a vários serviços, entre eles: corte de cabelo, oficina de maquiagem, manicure, emissão de carteiras de identidade, informações sobre o Bolsa Família,  palestras, apresentações e sorteios.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Flaviana Palmeira, disse que a programação foi idealizada para homenagear “todas as mulheres sousenses”. A secretária também ressaltou a importância histórica do Dia 8 de Março.

“O Dia Internacional da Mulher é o símbolo da luta por direitos iguais, que foram conquistados com muito esforço. É uma data que merece atenção especial. Programamos essa semana para cuidar da mulher de Sousa com a realização de palestras, serviços de beleza, informações e brindes. Para a nossa administração é uma honra poder homenagear nossas mulheres por essa data tão importante”, pontua a Secretária.

Programação
Dia 03 de Março de 2015
Local: Residencial Sousa I
Horário: 8h

Dia 04 de Março de 2015
Local: Conjunto Frei Damião
Horário: 8h

Dia 05 de Março de 2015
Local: Guanabara
Horário: 8h

COMO TUDO COMEÇOU
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, na cidade norte- americana de Nova York, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram  trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, há 100 anos, em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em  1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Pode-se dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da  mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e Legislativo.

Do Decom

PSICOLOGIA NO AR

VÍDEO: Psicólogos debatem comportamento do ‘stalker’ nas redes sociais e quando o amor se torna obsessão

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Batista Independente

MARIA CALADO NA TV

Com muita irreverência, banda Gata Dengosa estoura a audiência no programa Maria Calado na TV; ASSISTA!

ENTREVISTA

VÍDEO: Artista sousense que impressionou o público com suas pinturas fala sobre sua obra e trajetória