header top bar

section content

Senador Raimundo Lira destaca que PMDB deverá ter papel decisivo nas reformas

Segundo o senador Raimundo Lira, o Congresso não pode abrir mão de conduzir esse processo.

Por

03/02/2015 às 16h59

Raimundo Lira quer participar das reformas

Após conquistar as presidências do Senado e da Câmara, o senador Raimundo Lira (PMDB –PB) acredita que seu partido deve ter um papel decisivo nas reformas política, tributária, Código Penal, da Lei de Execução Penal, da Lei de Licitações e do Código de Defesa do Consumidor. Segundo Lira, o Congresso não pode abrir mão de conduzir esse processo.
 
O tema da reforma política foi comum aos pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff, do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Na mensagem, a presidente fala sobre a urgência de novas regras para a escolha dos representantes da população e de novas formas de financiamento das campanhas eleitorais.
 
“É nossa tarefa democratizar o poder para que a sociedade se sinta cada vez mais representada e para que as instituições representem, com ética e transparência, a vontade de todos os cidadãos. Conto com esta Casa para, neste novo ano legislativo, atuarmos em parceria para dar início a um novo ciclo histórico de mudanças em nosso país”, afirma Dilma Rousseff no texto.
 
Para Lira, a reforma política é um dos maiores desafios do Congresso, já que, segundo ele, as tentativas de mudança “se arrastam” há 12 anos.  Neste âmbito o senador paraibano defende desde seu primeiro mandato o fim da reeleição. Lira que ajudou a escrever a Constituição de 88, enfatizou que o tema deve ser aprofundado pelos Congressistas durante este ano.
 
“Eu apresentei 22 Emendas a Constituinte e aprovei 11, um aproveitamento de 50%. Dos 15 parlamentares da Paraíba, eu fui o 2º a mais apresentar Emendas. Uma de minhas ações na Constituinte, foi a definição do mandato de cinco anos para prefeitos, governadores e Presidente da República. Eu consegui a aprovação do mandato de cinco anos, e depois o texto foi modificado para quatro anos. Eu sempre fui contra a reeleição e a favor do mandato de cinco anos” enfatizou Lira, destacando ainda que mudanças no processo eleitoral têm de ser aprovadas e sancionadas antes de outubro para valerem nas eleições de 2016.
 
Raimundo Lira destacou também como prioridades do seu mandato trazer ao debate as reformas do Código Penal, da Lei de Execução Penal, da Lei de Licitações e do Código de Defesa do Consumidor.
 
Da Assessoria de Imprensa

Tags:
Recomendado pelo Google: