header top bar

section content

Capacitações do Brasil Transparente acontecem em Monteiro segunda-feira

A Câmara Municipal de Monteiro sediará capacitação do programa Brasil Transparente, nas próximas segunda (28) e terça-feira (29). Os cursos são realizados pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU). Participarão vereadores e funcionários das prefeituras e câmaras municipais de 18 cidades da região do Cariri paraibano.   […]

Por

25/04/2014 às 14h41

A Câmara Municipal de Monteiro sediará capacitação do programa Brasil Transparente, nas próximas segunda (28) e terça-feira (29). Os cursos são realizados pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU). Participarão vereadores e funcionários das prefeituras e câmaras municipais de 18 cidades da região do Cariri paraibano.
 
A capacitação visa repassar conhecimentos relativos ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação (n°12.527/2011) e ferramentas de transparência disponíveis aos órgãos públicos. Monteiro será a quinta cidade a sediar os cursos do programa Brasil Transparente.
 
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo portal da Assembleia Legislativa da Paraíba (www.al.pb.gov.br), por meio do e-mail [email protected] ou, presencialmente, no local do evento.
 
“Durante a capacitação, os participantes têm acesso a informações didáticas e aprendem sobre a criação e a manutenção das ferramentas de transparência e de acesso à informação, a exemplo de portais públicos com a apresentação de informações e dados da gestão”, explica o auditor da CGU, Rodrigo Paiva.     
 
Próximas edições
As capacitações já foram ministradas nas regiões de Cajazeiras, Sousa, Patos e Guarabira. Além de Monteiro, estão programados cursos do programa nas cidades de Campina Grande, nos dias 6 e 7 de maio, e em João Pessoa, entre 27 e 28 do próximo mês.
 
A CGU criou o programa Brasil Transparente para auxiliar os Estados e municípios na implementação de medidas de governo transparente previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI). O objetivo é juntar esforços no incremento da transparência pública e na adoção de medidas de governo aberto.
 
A Lei de Acesso à Informação (n°12.527/2011) operacionaliza o direito constitucional do cidadão de requerer informações ao poder público. Ela dispõe de procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e municípios, abrangendo tanto a administração direta como indireta.
 
Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: