header top bar

section content

Assembleia da Paraíba destaca campanhas e ações voltadas para a saúde

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) destaca, nesta segunda-feira (7), em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde, campanhas e ações fiscalizadoras desenvolvidas pela ALPB voltadas para a área.   Deputados e servidores têm se engajado em iniciativas para tentar solucionar problemas na saúde pública. Uma das ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo é a […]

Por

07/04/2014 às 15h05

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) destaca, nesta segunda-feira (7), em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde, campanhas e ações fiscalizadoras desenvolvidas pela ALPB voltadas para a área.
 
Deputados e servidores têm se engajado em iniciativas para tentar solucionar problemas na saúde pública. Uma das ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo é a Caravana da Saúde, que percorreu regiões do Estado para traçar um perfil do serviço oferecido pelos hospitais públicos aos paraibanos.
 
O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), ressaltou a importância da data. "A Mesa Diretora da Casa tem se preocupado em criar movimentos que auxiliem diretamente a sociedade no alerta sobre a saúde e no combate às doenças. É importante realizar ações de conscientização nesse sentido e olhar pelo bem-estar dos paraibanos".
 
O deputado Vituriano de Abreu (PSC) afirmou que a Caravana foi uma das ações mais importantes da ALPB na área da Saúde. "A Caravana surgiu porque estávamos recebendo, diariamente, denúncias indicando a existência de superlotação para doentes com fraturas em hospitais e, diante disso, achamos por bem realizar as visitas in loco para comprovar a veracidade das acusações”, disse Vituriano de Abreu.
 
A ALPB também vem incentivando e esclarecendo os paraibanos por meio de Projetos de Lei e campanhas criadas pelos deputados. Em 2009, o presidente Ricardo Marcelo definiu por meio de propositura a Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata, que tem a finalidade de informar sobre as formas de prevenção e combate à doença.
 
A campanha Outubro Rosa também faz parte do calendário institucional do Legislativo Paraibano, para sensibilizar as pessoas no combate ao câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, o edifício-sede da Assembleia Legislativa e seus anexos são iluminados pela cor rosa. No projeto, foi incorporada ampla divulgação sobre direitos do cidadão, conforme lei federal, que trata da efetivação de ações de saúde que assegurem prevenção, detecção e tratamento do câncer.
 
Dia Mundial da Saúde
A data foi criada pela OMS em 7 de abril de 1950. A cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde.
 
Este ano, o tema central do Dia Mundial da Saúde são as doenças transmitidas por vetores. Estas doenças são transmitidas aos humanos por organismos que transportam vírus, parasitos e bactérias, a exemplo da dengue, malária, doença de chagas, entre outras.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: