header top bar

section content

Presidente do Senado diz que Vital foi decisivo para plenário aprovar projetos de interesse do país

Os principais temas pautados pela sociedade e de interesse do Brasil, foram debatidos este ano na Comissão de Constituição.

Por

19/12/2013 às 16h18

Presidente do Senado enaltece esforço de Vital a frente da CCJ e diz que paraibano foi decisivo para Plenário aprovar projetos de interesse do país

Em um discurso de reconhecimento, o presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), destacou o esforço do senador do Rêgo (PMDB-PB), a frente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e garantiu que a atuação do paraibano foi fundamental para o Plenário do Senado aprovar importantes projetos de interesse do país.

Segundo ele, graças a atuação de Vital na presidência da Comissão, é que o Senado pode dar uma resposta a sociedade, aprofundando  debates dos grandes temas em pauta no Congresso Nacional, e aprovando os projetos de relevância para o Brasil.

Após fazer um a parte em um pronunciamento feito por Vital do Rêgo na tarde desta quarta-feira (18), Renan destacou que a atuação do senador paraibano foi decisiva para que os temas mais importantes da Casa fossem aprovados.

Ele disse que Vital deu celeridade na CCJ, estabelecendo uma agenda prioritária onde projetos inclusive os polêmicos foram aprovados antes de seguirem para apreciação no Plenário. “Vossa excelência fez um grande trabalho este ano a frente da CCJ. Graças a atuação de vossa excelência é que esta Casa pode dá uma resposta a sociedade e aprovar grandes projetos 
este ano de interesse do país” reconheceu.

Os principais temas pautados pela sociedade e de interesse do Brasil, foram debatidos este ano na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Sob a presidência do Senador Vital do Rêgo, a CCJ, teve um ano produtivo com aprovação de importantes projetos.

Desde que assumiu a Comissão, o senador Vital procurou dá maior agilidade nos trabalhos, e para isso, chegou a realizar até três sessões por semana. Ele também garantiu que nenhum projeto com tema polêmico ficaria engavetado.

A dinâmica surtiu efeito de modo que as matérias de grande relevância para o país em todas as áreas, ganharam destaques e entraram na pauta de votação. “Nós procuramos imprimir um novo ritmo da CCJ, e com ajuda dos demais senadores acredito que conseguimos” avaliou o presidente da comissão Vital do Rêgo.

Em 2013, segundo balanço da Consultoria Legislativa da CCJ, os senadores que integram a mais importante comissão do Senado, se reuniram mais de oitenta vezes, e apreciaram 552  proposições legislativas, sendo 399 só no primeiro semestre, o que demonstra a produtividade do Colegiado. Além do mais, a pedido de Vital, foram realizadas mais de 20 audiências públicas.

Em um ano produtivo e de muito trabalho, foram realizadas ainda cerca de 40 sabatinas de autoridades, desde indicados para ocupar o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)  e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), até juristas indicados para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Além disso, a análise das matérias aprovadas atesta também o alto nível qualitativo dos trabalhos desenvolvidos. ‘Acredito que o balanço do trabalho realizado este ano é positivo.

O presidente da comissão agradeceu a todos os parlamentares pelo esforço em votar as matérias contidas na pauta, e terminar o ano de forma positiva.

“Quero parabenizar e agradecer a todos os senadores da comissão pelo esforço e empenho e votar os projetos que a sociedade pediu em clamores vindos da rua” avaliou Vital.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: