header top bar

section content

Vital faz balanço positivo das liberações de recursos da Funasa para a Paraíba

Em Brasília, o senador tem se reunido com frequência com o presidente do órgão Para tratar da liberação dos recursos para o Estado

Por

11/12/2013 às 17h42

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e a Superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na Paraíba, Ana Cláudia Vital do Rêgo fizeram uma avaliação positiva dos trabalhos desenvolvidos junto à fundação para a Paraíba em 2013 e revela que novas conquistas ainda vão ser apresentadas até o final do ano.

Por intermédio da atuação de Vital e de Ana Cláudia em Brasília  e junto aos prefeitos, foram desenvolvidas ações como o financiamento para 20 municípios dentro dos Planos Municipais de Saneamento Básico, 12 caminhões compactadores de lixo, a entrega de 1.913 cisternas no Programa Brasil Sem Miséria-Água para Todos, liberação de parcelas de convênios em recursos financeiros no valor de R$30.739.036,00, Seminários realizados para divulgar as ações da Funasa e orientar os gestores com a participação do TCU/SECEX/PB e CGU, dentre outras ações.

“Prestamos ainda apoio técnico em ações de educação em saúde ambiental aos municípios do semiárido que tiveram cisternas implantadas pela Funasa, apoio laboratorial para Controle da Qualidade da Água à AESA, Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, Hospital 13 de Maio, Distrito Sanitário Indígena Potiguar (DSEI), realizou cursos de operadores de ETA-Estação de Tratamento de Água, dentre outras ações”, destacou Ana Cláudia.

A superintendente afirmou ainda que a Funasa, por meio da Superintendência Estadual na Paraíba, juntamente com o Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), realizou reuniões de apoio técnico junto aos municípios do semiárido contemplados com cisternas implantadas pela Fundação, por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

Durante as reuniões com as equipes de atenção básica e saúde ambiental e técnicas da Saduc/Sesam Elma Maria de Araújo Pimentel, Tereza Cristina Henriques e Eliene Alves da Silva, foram realizados breves diagnósticos situacionais, pactuações das elaborações dos planos de ações de educação em saúde ambienta e incentivo a formação de grupos representativos das comunidades beneficiada. O objetivo é a troca de informações sobre o processo de implantação do sistema, o exercício do controle social, estímulos às criações dos núcleos municipais de saúde ambiental e divulgação do Programa de Fomento às Ações de Educação em Saúde e visita aos beneficiários.

Ana Claudia Nóbrega Vital do Rêgo, enfatizou a importância do empenho da equipe da Funasa e o benefício em saúde pública que essas obras trazem à população paraibana, especialmente neste momento em que o estado enfrenta sérios problemas com a falta d’água.

Em Brasília, o senador tem se reunido com frequência com o presidente do órgão Gilson de Carvalho Queiroz Filho, para tratar da liberação dos recursos para o Estado. Conforme enfatizou o parlamentar peemedebista, o PAC 2/Funasa tem possibilitado a realização de um conjunto de obras em toda a Paraíba. Segundo ele, mais de R$ 500 milhões foram disponibilizados para os municípios paraibanos nessa fase do programa. Além do mais, de acordo com Vital, ainda estão previstos centenas de projetos, organizados em mais de 100 municípios.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: