header top bar

section content

Senador Vital anuncia nova liberação de recursos da Funasa para 24 municípios paraibanos

Os municípios foram selecionados para ações de Melhorias Sanitárias, Habitacionais e Controle da Doença de Chagas.

Por

20/12/2013 às 18h19

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), anunciou na tarde desta sexta-feira (20), a liberação de recursos via Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para mais 24 municípios paraibanos.  Os municípios foram selecionados para ações de Melhorias Sanitárias, Habitacionais e Controle da Doença de Chagas.

De acordo com a lista divulgada por Vital do Rêgo, foram contemplados desta vez, com as ações do órgão federal, Baraúna, Barra de Santana, Bernardino Batista, Cacimbas, Cajazeirinhas, Carrapateira, Casserengue, Curral de Cima, Dona Inês, Mãe d'Água, Manaíra, Mogeiro, Nazarezinho, Nova Olinda, Poço Dantas,Santa Cecília., Santa Inês, Santana de Mangueira, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Princesa, Sossêgo, Tenório e Vieirópolis.

Vital do Rêgo mais uma vez destacou o papel que a Funasa tem realizado no sentido de contribuir com a melhora da qualidade de vida da população. Ele lembrou que graças a atuação da superintendente no Estado, os 223 municípios do Estado foram contemplados com benefícios este ano. Os recursos liberados para a Paraíba em 2013, ultrapassam a soma de R$ 60 milhões.

A superintendente Ana Claudia também destacou o empenho de Vital em articular junto ao Presidente da Funasa Gilson de Carvalho Queiroz, a liberação dos recursos para a Paraíba. Segundo ela, a articulação do senador tem sido essencial para a aprovação dos projetos e a liberação da verba empregada nas ações de melhorias sanitárias.

Este ano segundo Ana Claudia, foram desenvolvidas ações como o financiamento para 20 municípios dentro dos Planos Municipais de Saneamento Básico, entrega de 12 caminhões compactadores de lixo, a entrega de 1.913 cisternas no Programa Brasil Sem Miséria-Água para Todos, liberação de parcelas de convênios em recursos financeiros no valor de R$30.739.036,00. Além do mais, foram realizados  Seminários para divulgar as ações da Funasa e orientar os gestores com a participação do TCU/SECEX/PB e CGU, dentre outras ações.

“Prestamos ainda apoio técnico em ações de educação em saúde ambiental aos municípios do semiárido que tiveram cisternas implantadas pela Funasa, apoio laboratorial para Controle da Qualidade da Água à AESA, Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, Hospital 13 de Maio, Distrito Sanitário Indígena Potiguar (DSEI), realizou cursos de operadores de ETA-Estação de Tratamento de Água, dentre outras ações”, destacou Ana Cláudia.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: