header top bar

section content

Senador Vital e deputada Nilda anunciam entrega de máquinas por parte de representantes do governo federal

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e a deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), confirmaram nesta terça-feira (12), que na próxima segunda-feira (18), representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estarão na Paraíba, para assinatura de convênio que objetiva a entrega de máquinas agrícolas. Os recursos segundo Vital, são liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – […]

Por

13/11/2013 às 16h19

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e a deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), confirmaram nesta terça-feira (12), que na próxima segunda-feira (18), representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estarão na Paraíba, para assinatura de convênio que objetiva a entrega de máquinas agrícolas. Os recursos segundo Vital, são liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, e destinados a 40 municípios paraibanos.

De acordo com a lista que chegou nos gabinetes do senador Vital e da deputada Nilda, serão contemplados com os equipamentos agrícolas os municípios de Araçagi, Areia, Gurinhém, Alagoa Grande, Guarabira, Serra Redonda, Lagoa de Dentro, Sobrado, Pedro Regis, Matinhas, Pilões, São Miguel De Taipu, Cuité de Mamanguape, Pirpirituba, Mamanguape, Rio Tinto, Pilar, São Jose Dos Ramos, Serra da Raiz, Sertãozinho, Duas Estradas, Caldas Brandão, Capim, Itapororoca, Alagoinha, Juarez Távora, Cuitegi, Jacarau, Bananeiras, Cuite, Aroeiras, Campina Grande, Esperança, Cacimba De Dentro, Imaculada, Barra de Santana, Dona Inês, Gado Bravo, Araruna e Itaporanga.

O senador e a deputada alertaram os prefeitos para  ficarem  atentos quanto ao local e o horário do evento e não deixarem de comparecer para garantirem o recebimento da máquina em seu município.

Há menos de dois meses Vital do Rego alertou aos gestores de vários municípios paraibanos, para ficarem atentos a Portaria Nº 2, de 12 de agosto de 2013 já publicada pela Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura”;do Ministério da Pesca e Agricultura, estabelecendo  prazos para aquisição de máquinas agrícolas .

Ele destaca que os equipamentos são fundamentais para os municípios paraibanos que têm na agricultura familiar, a sua principal fonte de sobrevivência. Vital do Rêgo também obteve a garantia do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, sobre a classificação, na atual fase, de 177 municípios paraibanos para o recebimento de uma Máquina Retroescavadeira.

O senador garantiu que o seu Gabinete em Brasília está atento e acompanhando todo o processo de lançamento dos editais para assim, comunicar aos prefeitos do benefício e articular recursos vias suas emendas. A orientação do senador é que a assessoria técnica do seu gabinete continue fornecendo as informações e orientações aos prefeitos, para garantir o cumprimento de todas as exigências legais necessárias, desde a apresentação de projetos até a assinatura de convênios e a concretização das verbas.

Na visão do senador, o fortalecimento da agricultura familiar passa pela viabilização de logística para escoamento adequado da produção. "Nós estamos participando de programas junto ao governo federal habilitando os municípios em processos seletivos. E esta é a primeira fase de que um projeto que trará benefícios para o campo" afirmou.

Segundo Vital, os programas como o que destina máquinas agrícolas contribuem para mudar a face de um Brasil Agropecuário que mantém as riquezas nacionais na Balança Comercial. "É bom saber que programas como esse mudam o olhar esquecido do Brasil Rural que mantém o país crescendo", observou.

Vital destacou as multifunções que uma máquina retroescavadeiras tem nos pequenos municípios, sendo utilizada para fazer barreiro, limpar estrada, e abrir novos caminhos  favorecendo a melhoria de estradas vicinais. Segundo o senador, o Brasil Rural precisa que as prefeituras estejam cada vez mais equipadas para que, a perversa migração do homem do campo seja invertida.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: