header top bar

section content

Deputados pedem audiências públicas para discutir aumento da violência e ajuda aos moradores da zona rural

A deputada Daniella Ribeiro (PP) pediu a Mesa Diretora à realização de uma audiência pública para debater a temática

Por

08/10/2013 às 14h43

Os deputados estaduais ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, durante o pequeno expediente, na sessão ordinária desta terça-feira (8), para debater temas relevantes para o Estado. Entre eles, pedidos de audiência pública para debater ações de combate a seca e melhorias na segurança pública na região de Campina Grande, além de apoio à torcida do Botafogo da Capital.

O primeiro vice-presidente da ALPB, Edmilson Soares (PEN), solicitou do líder da bancada de governo, Hervázio Bezerra (PSB), o apoio para que ele interceda junto ao governo do Estado para a liberação de área da arquibancada sol, no Estádio Almeidão, durante a final da Série “D” do Campeonato Brasileiro.  “Faço esse apelo, pois, entendo que o Botafogo não tem cor partidária, ele pertence a todos e a todas e mora no coração de todos nós”, disse.   

Hervázio Bezerra acatou a ideia do vice-presidente e prometeu conversar com os técnicos da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) para analisar a possibilidade de aumento da quantidade de público na arquibancada, no dia da final. “O Botafogo é uma estrela que pertence a todos nós e vamos tentar ampliar o espaço para a torcida”, disse.
 
Segurança pública e aumento da violência

A deputada Daniella Ribeiro (PP) pediu a Mesa Diretora à realização de uma audiência pública para debater a temática da violência no município de Campina Grande. “Não é de hoje que a Paraíba convive com a violência. Afora a publicidade governamental, o que se vê é uma escalada sem precedentes na história deste Estado. Em Campina Grande, por exemplo, uma cidade que se pontuou pelas grandes festas e eventos, vive a insegurança, com bandidos atuando sem medo, durante qualquer hora do dia”, justificou.  

A deputada Iraê Lucena (PSDB) ocupou a tribuna para lamentar a morte de Maria do Céu Ferreira da Silva, 43 anos, presidente da Associação das Louceiras Negras da Serra do Talhado e liderança da comunidade quilombola da Serra do Talhado Urbano, localizada na cidade de Santa Luzia. Ela faleceu na madrugada do último sábado (6), no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, vítima de violência doméstica, em decorrência das graves queimaduras sofridas por um atentado provocado pelo próprio marido.

O deputado Carlos Batinga (PSC) lamentou, mais uma vez, o aumento da violência na Paraíba e a ausência do secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, em sessão itinerante da ALPB, realizada no último dia 27, em Serra Branca. “Estamos vendo, cada vez mais, a violência tomando conta do nosso Estado. Realizamos uma sessão para debater o crescente índice de violência na região do Cariri, mas, infelizmente, o governo deixa de comparecer em discussões importantes para o Estado”, disse.
 
Ações para o combate a seca
O deputado Janduhy Carneiro (PTN) solicitou a instauração de audiência pública, convocando o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, para debater o controle das águas do sistema adutor Coremas-Mãe D´Água. Ele afirmou que a direção do órgão aprovou resolução determinando que os agricultores de áreas ribeirinhas do Rio Piranhas só poderiam irrigar a terra em dois dias da semana.  

Ele chegou a propor a irrigação de 2h às 11h, no horário da Tarifa Verde (reduzida). “Assim a irrigação ocorreria e os pequenos agricultores da zona ribeirinha do Rio Piranhas, teriam os seus prejuízos amortecidos, sobretudo, nesse período de seca. Por isso, apelo a esta casa e a nossa bancada federal para apoiar os agricultores”, disse.

O deputado Carlos Dunga (PTB) foi outro a cobrar atuação parlamentar em favor do homem do campo. Ele ocupou a tribuna para criticar o pouco empenho dos parlamentares em ações de combate à seca e a distribuição de grãos pela Conab. “Deixo o meu grito aqui nesta casa, senhores presidentes do partido, não se esqueçam que o povo está vendo esse troca-troca de partidos e vendo a atuação de vocês no combate à seca”, concluiu.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: