header top bar

section content

Vital discursa em nome de bancada e pede mais recursos para PB e ampliação das obras do PAC 2

O senador reconheceu algumas das ações do governo federal contempladas na chamada MP da Seca

Por

13/09/2013 às 16h28

Discursando em nome da Bancada da Paraíba constituída no Congresso Nacional, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) agradeceu a ministra-chefe da SRI (Secretaria de Relações Institucionais) da Presidência da República, Ideli Salvatti, pela visita a Paraíba, especialmente, pelos recursos anunciados por ela para o Estado. A  visita da ministra aconteceu na manhã desta sexta-feira (13) em João Pessoa.

Vital do Rêgo que já se reuniu diversas vezes com Ideli Salvatti para tratar de liberação de recursos para à Paraíba, fez questão de transmitir o agradecimento dos gestores paraibanos ao governo federal. Ao tempo em que agradeceu o senador Vital também cobrou da ministra.

Na condição de interlocutor dos prefeitos, ele relatou que os municípios paraibanos, principalmente, os com menos de 50 mil habitantes,  enfrentam momentos difíceis, e os gestores estão sofrendo com os efeitos da seca. O apelo do senador foi no sentido da ministra articular junto a presidente Dilma Rousseff (PT), mais recursos para minimizar os efeitos da longa estiagem.

Diante de dezenas de prefeitos de todas as regiões da Paraíba que acompanharam a palestra, Vital disse que o socorro do governo deve ser urgente, visto que os municípios não suportam mais a seca que assola a região.

O senador reconheceu algumas das ações do governo federal contempladas na chamada MP da Seca com a renegociação das dívidas rurais e a desoneração tributária da folha de pagamentos, entretanto, disse que os recursos de fato, precisam chegar urgentemente. “É o apelo que eu faço em nome dos prefeitos, tenho certeza que o governo federal está sensível a esta causa” apelou.

 Outro apelo do senador peemedebista foi no sentido do governo federal  minimizar as dívidas dos municípios. Vital reafirmou que as pequenas prefeituras enfrentam dificuldades de recursos, sobrevivendo apenas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e por isso, precisam de melhores condições para renegociar os seus débitos.

Com autoridade de quem já presidiu a Comissão Mista do Orçamento (CMO) e tem se esforçado para garantir verbas para o seu Estado via Funasa, Vital do Rêgo disse que a Paraíba foi um dos estados do Nordeste, não bem contemplados com o Plano de Aceleração e Crescimento (PAC-2), no que diz respeito a obras de saneamento básico e esgotamento sanitário. Nesse sentido, pediu a ministra para ampliar o alcance do PAC-2 no Estado, beneficiando mais municípios paraibanos.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: