header top bar

section content

Senador homenageia agentes de saúde e defende melhorias para categoria

O senador falou sobre a necessidade de garantir um salário justo aos profissionais.

Por

04/10/2011 às 18h44

Em pronunciamento nesta terça-feira (3), o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) saudou os agentes comunitários de saúde pelo seu dia, comemorado nesta terça-feira, 04. O senador falou sobre o papel do profissional junto à comunidade: “Hoje no processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o agente comunitário de saúde (ACS) tem sido um personagem muito importante realizando a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde e a comunidade”, salientou o parlamentar paraibano.

O senador falou sobre a necessidade de garantir um salário justo aos profissionais. O piso nacional para os agentes de saúde ainda depende de regulamentação, Na tarde desta terça-feira, 04, a Comissão Especial destinada a analisar a criação de piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias aprovou substitutivo que fixa em R$ 750 mensais a remuneração das categorias. Esse valor valerá até 1º de agosto do ano que vem, quando passará para R$ 866,89. A proposta ainda precisa ser votada pelo Plenário.

Em seu discurso, Wilson Santiago foi enfático: “Temos, sim, que valorizar os pleitos dos agentes comunitários de saúde, procurando valorizar essa profissão e reconhecendo a necessidade do seu fortalecimento”. Para o senador, “o agente comunitário de saúde é o mensageiro de saúde da comunidade, que luta para que o atendimento à população seja democratizado alcançando a população pobre”.

A profissão de agente comunitário de saúde foi criada pela Lei 10.507, de 2002, com a função de realizar atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde sob supervisão do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do Programa de Agente Comunitário e do Programa de Saúde da Família, por meio de ações individuais ou coletivas.

DIÁRIO DO SERTÃO com ASCOM
 

Tags:
Recomendado pelo Google: