header top bar

section content

Dia de São Francisco de Assis é marcado por procissão e missa especial em Cajazeiras

Tradicional procissão saiu da capela do santo, na zona sul da cidade, até a Igreja de São João Bosco, onde foi realizada uma missa especial

Por Jocivan Pinheiro

05/10/2016 às 17h21 • atualizado em 06/10/2016 às 13h11

Nesta terça-feira (4), a Igreja Católica comemorou o dia de São Francisco de Assis, santo lembrado principalmente pelo desapego material e amor à natureza. Em Cajazeiras, a data foi marcada pela tradicional procissão que saiu da capela do santo, na zona sul da cidade, até a Igreja de São João Bosco. Uma multidão de fiéis acompanhou a imagem de São Francisco e a celebração da missa renovando a fé em um dos mais queridos santos do catolicismo.

Imagem de São Francisco chega à São João Bosco

Imagem de São Francisco chega à São João Bosco

As celebrações em torno do dia de São Francisco de Assis são tradicionais em Cajazeiras. Todos os anos são realizadas missas especiais, pagamentos de promessas e outros ritos católicos com pessoas que garantem terem alcançado graças em torno do santo. A procissão para os católicos é uma forma de agradecer por todas as bênçãos alcançadas.

História

São Francisco de Assis foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o catolicismo de seu tempo.

Com o hábito da pregação itinerante – quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros – e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo.

Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação num tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença (fonte: Wikipédia).

DIÁRIO DO SERTÃO

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa com a participação dos membros da Igreja Rei dos Reis

CADASTRAMENTO

VÍDEO: Prazo final para biometria na região de Catolé do Rocha é antecipado, e Justiça alerta eleitores

MITO DA INTERNET

VÍDEO: Fenômeno Gleyfy Brauly bate recorde de audiência no Xeque-Mate e canta sucessos no ‘imbromation’

CALDEIRÃO POLÍTICO

VÍDEO: Aliado releva que dois vereadores de oposição estão rasgando elogios ao prefeito Airton Pires