header top bar

section content

Paróquia de Cajazeiras dedica dez dias para celebrar padroeiro ‘santo das chuvas’; vídeo!

Para celebrar o santo e as chuvas, a Paróquia São José Operário já está em festa desde a última quinta-feira (9)

Por Jocivan Pinheiro

14/03/2017 às 15h20 • atualizado em 14/03/2017 às 15h23

Os católicos devotos de São José (pai adotivo de Jesus, segundo a tradição cristã) têm dois motivos especiais para celebrarem sua devoção neste mês de março em Cajazeiras. O primeiro é o próprio dia de São José, comemorado no próximo dia 19, sendo que as festividades começam bem antes. O segundo motivo são as chuvas. Os católicos atribuem a São José a intercessão junto a Deus para que chova, sobretudo no Sertão nordestino.

VEJA MAIS: Devotos clamam por chuva para o Sertão na paróquia de São José em Cajazeiras

Uma das imagens de São José na Paróquia São José Operário, em Cajazeiras

Em Cajazeiras o santo não falhou este ano, afinal tem chovido com regularidade na região. Para celebrar o santo e as águas, a Paróquia São José Operário, na zona norte, já está em festa desde o dia 1º de março, mas as novenas (missas) e os eventos de lazer posteriores começaram na última quinta-feira (9).

Todas as noites são celebradas missas, e em seguida os fiéis podem aproveitar momentos de lazer na tradicional quermesse, com música ao vivo, barracas com comidas típicas, além de apresentações artísticas da comunidade local.

“Há uma boa participação, graças a Deus, e desde já nós agradecemos à comunidade pelo empenho, pela comunhão conosco nas nossas orações, nas nossas preces a São José por nossas famílias e pelas chuvas”, destaca o padre Jackson de Sá Mendes, titular da paróquia.

Padre Jackson, titular da Paróquia São José Operário

O ‘santo das chuvas’

Dia 19 de março a Igreja Católica comemora o dia de São José. Segundo a Bíblia, José era esposo de Maria quando esta deu à luz por intervenção divina a Jesus Cristo. Portanto, além da grandeza religiosa por ser considerado santo pelos católicos, José também tem grande importância histórica, tendo sido pai de criação e mentor de Jesus, conforme as escrituras bíblicas.

No Nordeste brasileiro este santo ganha ainda mais simbologia e devoção, já que ele é considerado padroeiro das chuvas. É a São José que os católicos se apegam para pedir o fim da seca. Em Cajazeiras, todas as paróquias se mobilizam neste dia, mas em especial a Paróquia São José Operário.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: