header top bar

section content

VÍDEO: “Quantidade não é qualidade”, diz padre de Cajazeiras sobre crescimento do número de evangélicos

Para Monsenhor Gervásio Queiroga, Igreja Católica vive seu melhor momento em termos de dedicação dos fiéis leigos e dos que pretendem se tornar sacerdotes

Por Jocivan Pinheiro

14/04/2018 às 12h03 • atualizado em 14/04/2018 às 12h07

Uma das personalidades católicas mais experientes, emblemáticas e respeitadas do Brasil, Monsenhor Gervásio Queiroga, 84 anos, padre da Diocese de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, opinou sobre a atual situação da Igreja Católica e o crescimento da comunidade evangélica protestante.

Ordenado há 57 anos em Cajazeiras, com 10 anos de atividades em Roma e 20 na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Monsenhor Gervásio Queiroga fala com autoridade sobre o conhecimento que tem acerca da Igreja Católica.

Para ele, a Igreja vive atualmente seu melhor momento em termos de dedicação dos fiéis leigos e dos que pretendem se tornar sacerdotes. Ele recorda que no passado havia, por exemplo, bem menos participação dos homens leigos. “Eu acho a situação da igreja no Brasil muito melhor do que antigamente em todos os sentidos”, frisou.

VEJA TAMBÉM: Monsenhor Gervásio Queiroga afirma que prisão de Lula é para destruir o partido que mais trabalhou pelo Brasil

Monsenhor Gervásio Queiroga

Protestantes crescendo

Indagado sobre o aumento do número de evangélicos protestantes segundo dados do IBGE, Monsenhor Gervásio Queiroga questionou se essas pessoas estão procurando as igrejas evangélicas por vocação cristã ou por outros interesses. Ele ressalta que tais pesquisas de estatística não podem responder à dicotomia quantidade x qualidade, tanto para evangélicos como para católicos.

“Estatística é estatística, é quantidade, não é qualidade. Você pode ter 100% de católicos e 90% não vai à igreja. Então, de fato, você tem é 10%. É só para dizer que isso é muito relativo. Número é número. Tem que olhar qualidade, e qualidade não se mede estatisticamente. Porque foram ser protestantes? É também por convicção ou às vezes é por interesse? Deus é quem pode julgar.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: