header top bar

section content

VÍDEO: Padre de Cajazeiras revela que Igreja Católica já discute fim do celibato em casos específicos

Monsenhor Gervásio Queiroga demonstrou ser simpático à ideia de ordenar pessoas que são casadas

Por Jocivan Pinheiro

19/04/2018 às 14h46

Monsenhor Gervásio Queiroga, padre da Diocese de Cajazeiras e uma das mais respeitadas personalidades da Igreja Católica, demonstrou ser simpático à ideia de ordenar padres algumas pessoas que são casadas e se dedicam à missão de evangelizar em locais de difícil acesso da Igreja.

Ao ser questionado sobre o que pensa do celibato, ele citou o caso de lideranças católicas que estão na região da Amazônia e na África a serviço da igreja, são casadas, mas não são padres. Para situações como essa, Papa Francisco abriu a discussão sobre a possibilidade de ordená-los sem exigir o celibato matrimonial.

“Não são intelectuais, mas são pessoas profundamente eclesiais. Então, uma hipótese seria, nessas áreas desafiadoras, a igreja ordenar os chamados homens comprovados na sua liderança, na sua fidelidade”, comentou.

VEJA TAMBÉM: Padre Gervásio critica faculdade por não oferecer bolsas de estudo aos seminaristas

Monsenhor Gervásio Queiroga

Padre Gervásio disse que ordenar pessoas casadas não seria algo inédito na história da Igreja. Ele lembrou que o Papa Pio XII chegou a permitir que cinco anglicanos casados se ordenassem.

Contudo, o monsenhor lamenta que o conceito de celibato tenha sido reduzido apenas à questão matrimonial (aquele que não é casado), quando, na verdade, segundo ele, o celibatário tem que abdicar de tudo em nome da Consagração, inclusive das tentações da carne, entre elas o sexo. Deve ser um valor moral e não apenas uma condição social.

“Celibato hoje é uma condição, não um valor. Celibato é aquele que não é casado. Isso não é valor nenhum. Eu prefiro a palavra ‘castidade consagrada’. Quer dizer, você vive realmente moralmente, é íntegro e em Consagração da sua sexualidade. Não é renunciar à sexualidade, pura e simplesmente, mas é colocá-la no serviço de Deus.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: