header top bar

section content

Feriado no Sertão é marcado por celebrações religiosas a Nossa Senhora Aparecida

O feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida foi celebrado em várias cidades nesta segunda-feira (12).

Por

13/10/2015 às 10h00

Procissão de Nossa Senhora Aparecida em Campina Grande (Foto: Leonardo Silva/ Jornal da Paraíba)

O feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida foi celebrado em várias cidades nesta segunda-feira (12). Na Arquidiocese da Paraíba paróquias de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Aparecida tiveram programação especial com procissões e missas solenes.

Na Diocese de Patos, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim Guanabara, celebrou a data com a procissão e a Missa Solene de encerramento e, logo após a descida da Bandeira foi realizada uma quermesse.

Diocese de Cajazeiras, a cidade de Aparecida, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida também teve programação especial nesta segunda-feira, que iniciou às 5h, com anúncio da chegada do dia. As crianças participam de uma celebração especial para elas às 9h e às 17h, além de procissão e missa solene para encerrar as festividades religiosas no Sertão.

Dia da Padroeira
Só em 1953 é que 12 de outubro passou ser oficialmente o Dia da Padroeira do Brasil. Antes, segundo o Padre Victor Hugo Lapenta, da Comissão de Bens Culturais e Histórico da Arquidiocese de Aparecida, a data já havia sido celebrada no dia 8 de dezembro- dia da Imaculada Conceição no mundo. A data também foi comemorada no primeiro domingo de maio, no mês de Maria; além de 8 de setembro, mês de nascimento dela. A transferência para 12 de outubro foi para aproximar a celebração da data do encontro da imagem no Rio Paraíba.

Escondida
Durante a Revolução de 1932, a imagem da Padroeira  foi levada por alguns meses para São Paulo para ser guardada. Não há registros sobre o 'esconderijo' de Nossa Senhora, mas ela foi levada para capital de carro porque a Igreja temia por sua integridade. O Vale do Paraíba, onde a imagem ficava guardada, na Matriz Basílica, era uma das áreas de combate das tropas. Haviam soldados acampados, inclusive, em Aparecida na época.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: