header top bar

section content

Onze Padres se reúnem e lançam manifesto clamando por segurança no Sertão do Estado; “Insuportável”

Não dá: Em nota publicada, os sacerdotes expressam profunda preocupação e indignação no que diz respeito à onda de violência que vem imperando.

Por

07/09/2015 às 09h38

Em nota publicada pelo padre Djacy Brasileiro, os sacerdotes expressam profunda preocupação

Onze padres do Sertão da Paraíba, pertencente a Diocese de Cajazeiras decidiram se unir numa ação conjunta contra a violência que cresce assustadoramente na região, sobretudo na microrregião do Vale do Piancó. A decisão unânime foi tomada durante um retiro recentemente na cidade do Crato, Ceará

Em nota publicada pelo padre Djacy Brasileiro, os sacerdotes expressam profunda preocupação e indignação no que diz respeito a onda de violência que vem imperando na região sertaneja.

"Lamentamos que o nosso Vale do Piancó esteja se afogando no mar da violência. Está de assombrar. Nunca vimos um cenário tão violento, macabro, ameaçador: assassinatos, assaltos, drogas, sem contar com os constantes acidentes de trânsitos, muitas vezes deixando vítimas fatais. E a cada dia que passa, a situação vai piorando. Basta acompanhamos os meios de comunicação social da referida região, para conferir essa sinistra e desumana realidade" Desabafou o religioso.

*Igreja católica inicia programação da festa da Padroeira da cidade de Cajazeiras. Confira eventos!

Veja texto na íntegra
O CLAMOR DO POVO CHEGOU AOS NOSSOS OUVIDOS

“A violência não constrói o Reino de Deus, o reino da humanidade” (Papa Bento XVl).

Nós, Padres do zonal de Itaporanga (pertencente à Diocese de Cajazeiras), na região do Vale do Piancó, sertão paraibano, reunidos no Crato, em retiro, depois de uma profunda reflexão e pedirmos sabedoria e coragem ao Senhor da vida e da paz, tomamos, por unanimidade, a profética iniciativa de emitir esta nota na qual expressamos nossa profunda preocupação e indignação no que diz respeito à onda de violência que vem imperando na nossa região sertaneja.

Lamentamos que o nosso Vale do Piancó esteja se afogando no mar da violência. Está de assombrar. Nunca vimos um cenário tão violento, macabro, ameaçador: assassinatos, assaltos, drogas etc., sem contar com os constantes acidentes de trânsitos, muitas vezes deixando vítimas fatais. E a cada dia que passa, a situação vai piorando. Basta acompanhamos os meios de comunicação social da referida região, para conferir essa sinistra e desumana realidade.

Essa cultura de morte deixa-nos estarrecidos, indignados, tristes. O povo de Deus, nesta porção da Diocese, está sofrendo muito. E o nosso coração de pastor não suporta tamanha dor.

Diante do exposto, urge que gritemos profeticamente em defesa dos irmãos e irmãs da referida região. Afinal, somos pastores que, a exemplo de Jesus Cristo, que deu a vida pelas suas ovelhas, devemos defender ardorosamente a vida desse querido povo de Deus que, na sua aflição, clama por segurança e paz.

Chamamos a atenção dos governos federal, estadual e municipal para essa a situação gravíssima que, a cada dia que passa, vai se agigantando, tomando proporções inimagináveis. O povo já vive momento de desespero. O medo de ser vítima da violência é uma realidade constante na vida do dos sertanejos. Não é por acaso que gritamos pungentemente: queremos segurança! Queremos paz!

Como pastores, exigimos medidas concretas, não paliativas, de combate às causas da violência. Que as ações de combate a essa cultura de morte não se resumam em aumentar o contingente policial e aparelhá-lo, que é imprescindível, mas que haja verdadeiro combate à impunidade e que promovam arrojadas políticas públicas de inclusão social, econômica e educativa, favorecendo a libertação integral da pessoa humana e o resgate da cidadania.

Esperamos que o nosso brado profético seja ouvido e levado em estrita consideração por todas as autoridades responsáveis pela segurança, pela paz e o bem-estar do povo do Vale do Piancó.

Que o Deus da vida, o Deus do Jesus libertador, que profeticamente gritara: eu vim para que todos tenham vida, abençoe a todos nós sertanejos, concedendo-nos o dom da paz e a graça da libertação dos males sociais.

Vale do Piancó-sertão paraibano, em 07 de setembro de 2015.

Assinam a nota os padres:

Pe. Dácio José – Conceição, Ibiara e Santa Inês-PB

Diácono Anderson Braga -Conceição

Pe. Humberto -Conceição- PB

Pe. Josenildo Abrante – Santana de Mangueira-PB

Pe. Damião Pereira -Diamante e Curral Velho-PB

Pe. Isaías Vieira – Boa ventura-PB

Pe. Djacy Brasileiro – Pedra Branca-PB

Pe. Cláudio Praxedes -Itaporanga-PB

Pe. Quirino P. Cirilo – – Itaporanga-PB

Pe. Antônio Sérgio: – Aguiar e IGARACY-PB

Pe. Manoel P. Costa -Caiana e Serra Grande-PB.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: