header top bar

section content

Jucinério reclama de falta de locais para subprefeitos atenderem a população e pede mais valorização da categoria

Segundo o vereador, dos quatro distritos cajazeirenses, apenas Boqueirão possui uma sede improvisada em um posto de saúde.

Por

04/05/2015 às 21h00

Vereador de Cajazeiras, Jucinério Félix

Após ser procurado por pessoas que se dizem constrangidas por terem que ir diretamente nas casas dos subprefeitos para serem atendidas, o vereador Jucinério Félix (PROS) levou à tribuna da Câmara Municipal de Cajazeiras, na sessão desta segunda-feira (4), sua preocupação com relação à valorização desta categoria, considerada por ele bastante importante por ser um elo entre as comunidades rurais e a prefeitura, mas que não tem sequer sedes para receber a população.

Segundo o vereador, dos quatro distritos cajazeirenses, apenas Boqueirão possui uma sede improvisada em um posto de saúde. Nos demais locais (Azevém, Divinópolis e Serra da Arara) os subprefeitos recebem a população em suas residências, o que tem causado constrangimento principalmente para quem não votou na prefeita.

“É constrangedor eu ir na casa de um subprefeito se esse subprefeito não é uma pessoa aliada, uma pessoa muito próxima. Já num órgão oficial você se sente mais à vontade. Como vereador de oposição, eu posso ir na prefeitura de Cajazeiras e eles têm por obrigação me receber, porque lá é um órgão público, para todas as pessoas. Mas se eu for na casa da prefeita Denise, já é outra história. A prefeita me recebe se ela quiser, porque lá é a casa dela. Então precisa urgentemente criar espaços públicos no Azevém, Serra da Arara e Divinópolis”, disse o vereador em seu discurso.

Para Jucinério, o ideal seria construir sedes para as subprefeituras. No entanto, diante da dificuldade momentânea de realizar essas obras, é possível improvisar as sedes em locais públicos como escolas, postos ou associações, com horário de atendimento estabelecido.

“Seria uma ponte entre as secretarias e a prefeita. Porque muitas vezes é muito mais fácil conversar com o subprefeito ou a subprefeita e eles trazerem a reivindicação. Mas para isso eles têm que ter um horário de atendimento e um espaço que seja público”.

O parlamentar afirmou também que a relação de alguns subprefeitos com a administração municipal estaria desgastada, e mudanças precisam acontecer.

“É preciso que as subprefeituras não sejam apenas cabides de emprego. Os subprefeitos têm um papel muito parecido com o papel de um secretário. Eles trazem toda a demanda de um distrito. Eu encontrei distritos por aí que o subprefeito não está valendo nada. Está desgastado. Porque não estão atendendo às suas solicitações. Então as subprefeituras de Cajazeiras precisam ser rediscutidas”.

Veja o discurso do vereador oposicionista e a defesa da situação.

Lindberg nega desgaste, mas concorda com construção de sedes
Líder da prefeita na Câmara, o vereador Lindberg Lira (PDT) garantiu que a prefeita tem dado a devida atenção aos subprefeitos e procurado atender às reivindicações da população que são trazidas por eles, negando, assim, que haja desgaste na relação. Por outro lado, ele concorda que é necessário providenciar sedes para as subprefeituras e acredita que Denise vai resolver o problema.  

“Eu acredito que é uma preocupação da prefeita organizar espaços físicos para que esses subprefeitos trabalhem dignamente. Mas é a dificuldade de locar prédios. E se for para construir, isso vai alocar recursos, e nós sabemos como está a situação do Brasil hoje, com recursos escassos; infelizmente estamos numa crise econômica e não tem como a prefeita dispensar recursos para construção de prédios. Mesmo com essa dificuldade de atendimento em casa, os subprefeitos estão trabalhando. Eu vejo vários trazendo os pleitos das comunidades para a prefeita resolver; muitos atendem nas associações. Eu também concordo que deveria ter um espaço, mas eu tenho certeza que a prefeita vai providenciar esses espaços para que o pessoal seja atendido.”

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!