header top bar

section content

Cidade da região de Cajazeiras inicia grande campanha contra H1N1 neste fim de semana

Secretária de Saúde conta que já foram imunizados dois grupos de risco, que são os profissionais de saúde e as gestantes

Por Jocivan Pinheiro

28/04/2016 às 13h58 • atualizado em 28/04/2016 às 14h00

No próximo sábado, dia 30, o município de Santa Helena inicia uma campanha de prevenção e combate à Influenza A, mais conhecia como H1N1 e gripe suína. Para este dia, a Secretaria de Saúde do Município recebeu da 9ª Gerência Regional de Saúde o 1º lote de vacinas. Mas a secretária Áurea Limeira admite que está preocupada com essa quantidade.

Ela conta que já foram imunizados dois grupos de risco, que são os profissionais de saúde e as gestantes. Mas um lote é pouco para imunizar outros grupos prioritários sem deixar o resto da população sem vacina. No entanto, a 9ª Gerência teria garantido que até o final da campanha outros lotes chegarão.

“A 9ª Gerência nos deixa garantido de que essa campanha vai ter sucesso de 100%. Mas a princípio nós temos uma quantidade mínima. Me reuni com os agentes de saúde para com eles fazer uma parceria de conscientização para tranquilizar a população”, disse a secretária.

Aedes Aegypti

Por outro lado, a batalha contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e da zika, começou há muito tempo. Segundo a secretária, desde janeiro que o Município vem promovendo ações de conscientização e prevenção, como palestras nas escolas e unidades de saúde, além de ações práticas em campo, a exemplo do “Dia da Faxina”, quando agentes de endemias ajudaram a limpar quintais e terrenos nas áreas urbana e rural.

A maior preocupação é no distrito de Várzea da Ema, onde há pelo menos 50 casos suspeitos que estão sendo monitorados pela secretaria. E para intensificar o combate ao mosquito nessa localidade, a 9ª Gerência de Saúde cedeu uma máquina de fumacê ao Município.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: