header top bar

section content

Conselho Estadual de Recursos Hídricos visita obras da transposição do Rio São Francisco no Sertão da Paraíba. Fotos!

Os técnicos visitaram o Eixo Norte da obra, que alcança a Paraíba pelo município de São José de Piranhas.

Por Diário do Sertão

03/05/2016 às 18h01

Conselho visita obras da transposição do Rio São Francisco

Uma equipe de técnicos paraibanos e integrantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), sob a coordenação da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), visitou durante dois dias as obras de transposição das águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, região mais seca do Semiárido nordestino.

Os técnicos visitaram o Eixo Norte da obra, que alcança a Paraíba pelo município de São José de Piranhas, Alto Sertão do Estado, e parte do Eixo Leste, cuja entrada se dá no município de Monteiro, no cariri paraibano.

Segundo o engenheiro do Ministério da Integração Nacional, Jorge Massuyama, as obras cumprem o cronograma estabelecido e as construtoras estão anunciando que devem entregar seus trechos dentro do prazo acertado.

A notícia foi comemorada pelo presidente da Aesa e do CERH, João Fernandes, que constatou in loco o ritmo acelerado da obra. “Essa é uma boa notícia para nós que fazemos a Aesa, na Paraíba, pois o estado tem necessidade dessa água com urgência, diante da gravidade da situação hídrica que enfrentamos”, comentou.

Com os equipamentos em operação, os dois eixos do projeto apresentam execução de 87,2% (Norte) e 83,2% (Leste). A obra é construída por etapas e os cronogramas de execução do empreendimento priorizam a sequência construtiva do “Caminho das águas”, ou seja, das captações até os estados que serão beneficiados.

Além dos 477 quilômetros de obras lineares projetadas, o empreendimento engloba a construção de quatro túneis (um dos quais com 15 km de extensão), 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios.

As duas tomadas de água, uma em Cabrobó (PE), que vai abastecer o Eixo Norte, e a outra na Barragem de Itaparica, em Floresta (PE), já estão prontas, foram testadas e estão em funcionamento. A equipe de técnicos visitou a elevatória em Cabrobó e ficou encantada com o porte da obra.

Tida como a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, o projeto de Integração do Rio São Francisco, beneficiará mais de 12 milhões de brasileiros em 390 cidades dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A expectativa é concluir a totalidade do empreendimento até o início de 2017.

Secom

Recomendado pelo Google: