header top bar

section content

Saúde de Cajazeiras realiza evento com usuários do CAPS na Semana Antimanicomial – VÍDEO!

Roda de conversa aconteceu na Biblioteca Pública Municipal, onde também está instalada uma exposição de trabalhos feitos por usuários do CAPS-AD

Por Jocivan Pinheiro

20/05/2016 às 12h13 • atualizado em 20/05/2016 às 17h19

Durante toda essa semana, a Secretaria de Saúde de Cajazeiras, através da Coordenação de Saúde Mental, realizou uma programação especial em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, dia 18.

Usuários do CAPS-AD e gestores em roda de conversa

Usuários do CAPS 2 e gestores em roda de conversa

A secretaria mobilizou agentes de vários setores da saúde e convidou representantes de outras áreas da sociedade civil organizada para participarem de palestras, oficinas e debates sobre a saúde mental no região e a luta antimanicomial.

Uma dessas rodas de conversa aconteceu na Biblioteca Pública Municipal, onde também está instalada uma exposição de trabalhos feitos por usuários do CAPS 2 de Cajazeiras com acesso livre ao público.

Namíbia Ferreira, coordenadora de Saúde Mental do município e uma das profissionais engajadas na luta antimanicomial da região, reconhece que há muito o que ser melhorado na rede de atenção à saúde mental. Mas eventos como esse mostram também que há intenção e mobilização por parte dos envolvidos.

“Foi um espaço bem democrático em que a gente pôde escutá-los e ver que a nossa rede não é perfeita, ela tem lacunas. Mas é a partir dessa reflexão que surgiram alguns debates que a gente vai tentar levar para frente para resolver os casos mais graves de saúde mental da região”, ressalta.

“A luta antimanicomial perdura até hoje em todo canto, e é só nessas oportunidades que a gente pode reconhecer o quão importante é a gente continuar lutando. É nesse momento que a gente resgata o porquê do trabalho da gente”, completa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: