header top bar

section content

Maternidade do Sertão recebe equipamentos para tratamentos de crianças com microcefalia

A fisioterapia é indicada e pode ajudar no desenvolvimento físico e mental da criança

Por Luzia de Sousa

31/05/2016 às 14h45

A maternidade de Patos fechou uma parceria com a FIP

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo, é diagnosticada no inicio da vida.

Toda criança que nasce com microcefalia necessita passar por uma série de consultas e exames médicos. A rotina de cuidados do bebê começa já nos primeiros dias de vida. É necessário um serviço de ambulatório com uma equipe multidisciplinar, formada por pediatras, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

Diante da demanda na cidade de Patos e região, as FIP fecharam uma parceria com a maternidade Dr. Peregrino Filho, na criação de um ambulatório, com o intuito de desenvolver da melhor forma, um atendimento criterioso para esses pacientes. Foram doados equipamentos, e em contrapartida os alunos de Fisioterapia irão atuar nesse setor.

“A partir desse ambulatório, as crianças passam a ter uma qualidade de vida melhor, com os equipamentos doados pelas FIP, os pacientes receberam estimulação visual, tato e olfativa”, afirma a diretora assistencial da maternidade, Luciana Maia.

A fisioterapia é indicada e pode ajudar no desenvolvimento físico e mental e por isso quanto mais estímulo a criança tiver, melhores serão os resultados, exercendo também um papel fundamental nas habilidades cognitivas, de linguagem, sensoriais dentre outras.

O ambulatório irá funcionar nas terças e quintas, e foi montada uma estrutura para atender uma demanda que já existe, no entanto, dependendo do aparecimento de novos casos, o setor será ampliado e adequado para o número de crianças diagnosticadas.

ASCOM – FIP

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan